Itália protesta junto de Israel após colono ameaçar carabineiri na Cisjordânia
- 26/01/2026
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que o incidente ocorreu no domingo, quando "os dois militares foram detidos em território palestiniano, perto de Ramallah, provavelmente por um 'colono' sob a ameaça de uma metralhadora".
Os dois 'carabineiri', que se deslocavam num carro com matrícula diplomática e estavam devidamente identificados, realizavam uma visita de inspeção ao local para preparar uma missão de embaixadores da União Europeia (UE) a uma aldeia perto de Ramallah, no território da Autoridade Palestiniana, quando foram ameaçados por um civil armado, que lhes apontou uma arma de fogo e os obrigou a ajoelharem-se, dizendo-lhes que tinham de se retirar da zona.
De regresso ao consulado, os dois militares, que cumpriram as regras de combate que receberam e não responderam às ameaças com violência, reportaram o sucedido à cadeia de comando e à embaixada.
Apontando que a embaixada de Itália em Telavive já apresentou um protesto formal ao Governo israelita, o chefe da diplomacia italiana, António Tajani, informou que convocou o embaixador de Israel em Roma "para obter esclarecimentos" e reiterar o "vivo protesto" face ao sucedido.
Leia Também: Meloni exige respeito a Trump pelo papel das forças da NATO no Afeganistão













