Itália extradita para a Alemanha ucraniano acusado de sabotar Nord Stream

  • 19/11/2025

Kuznietsov, atualmente detido numa prisão de segurança máxima no norte de Itália desde a sua detenção, em 21 de agosto, será entregue às autoridades alemãs "dentro de alguns dias", segundo o seu advogado, Nicola Canestrini.

 

"Embora a desilusão seja grande, estamos confiantes na sua absolvição no julgamento na Alemanha", acrescentou o advogado, citado pela agência Efe.

Kuznietsov, de 49 anos, foi detido num apartamento de férias perto da cidade de Rimini, no norte de Itália, quando passava férias com a família, em cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelo Tribunal Federal da Alemanha.

As autoridades alemãs acusam este ex-militar de fazer parte de um grupo que, em setembro de 2022, detonou os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no fundo do mar Báltico, uma ação enquadrada no contexto da guerra que se seguiu à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Desde então, o ex-soldado ucraniano estava detido numa prisão de segurança máxima e, embora tenha iniciado uma greve de fome no início do mês, acabou com ela doze dias depois.

Esta foi a segunda vez que o Supremo Tribunal se pronunciou sobre o caso, uma vez que em outubro anulou a decisão de 16 de setembro do Tribunal de Recurso de Bolonha (norte) que tinha determinado a sua extradição para a Alemanha.

Em 27 de outubro, o tribunal de Bolonha reiterou a sua ordem de extradição, mas a equipa de defesa do ucraniano recorreu para o Supremo Tribunal, que a rejeitou hoje definitivamente.

Em 26 de setembro de 2022, quatro grandes fugas de gás, precedidas por explosões subaquáticas, ocorreram com poucas horas de diferença nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Rússia à Alemanha e transportam a maior parte do gás russo para a Europa.

Nessa altura, a Rússia tinha interrompido o fornecimento de gás através do Nord Stream 1, no contexto de um braço-de-ferro com os países europeus aliados da Ucrânia.

Quanto ao gasoduto gémeo, o Nord Stream 2, há anos um pomo de discórdia entre Berlim e Washington, nunca chegou a entrar em funcionamento.

Após a sabotagem, foram abertas investigações judiciais pela Alemanha, a Suécia e a Dinamarca e estas foram arquivadas nos dois países escandinavos em 2024.

A investigação alemã permitiu identificar uma célula ucraniana composta por cinco homens e uma mulher como estando na origem das explosões do gasoduto.

A justiça polaca recusou, em outubro, entregar à Alemanha outro cidadão ucraniano suspeito de participação na sabotagem de 2022.

Detido a 30 de setembro nos subúrbios da capital polaca, o mergulhador de formação, Volodymyr Zhuravliov, é também procurado por Berlim com base num mandado de captura europeu.

Leia Também: Tribunal polaco recusa entregar suspeito ucraniano de sabotagem do Nord Stream

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891172/italia-extradita-para-a-alemanha-ucraniano-acusado-de-sabotar-nord-stream#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes