Itália em choque com morte do presidente da Fiorentina durante madrugada

  • 17/01/2026

O futebol italiano acordou, este sábado, com a trágica notícia da morte de Rocco Commisso, o homem que detinha o cargo de presidente da Fiorentina, desde 2019, quando adquiriu o clube, e que se encontrava nos Estados Unidos da América, nas últimas semanas, a receber tratamento a uma doença grave, que não chegou a ser esclarecida.

 

O anúncio do falecimento do empresário ítalo-americano, aos 76 anos de idade, foi feito pelo próprio emblema viola, às 03h15 (hora de Portugal Continental), através de um comunicado partilhado nas plataformas oficiais: "Com grande mágoa e tristeza, a família Comisso, a sua mulher, Catherine, os seus filhos, Giuseppe e Marisa, e as suas irmãs, Italia e Raffaelina, anunciam a morte do presidente Rocco B. Commisso".

"Após um longo período de tratamento, o nosso amado presidente deixou-nos, e, hoje, todos estamos de luto pelo seu falecimento. Para a sua família, era um exemplo, um guia, um homem leal e crente, que, ao lado da mulher, Catherine, alcançou a marca dos 50 anos de casamento, e, com os filhos, foi um pai firme e carinhoso", pode ler-se.

"O seu amor pela Fiorentina foi o mais belo presente que alguma vez deu a si mesmo, passando dias inesquecíveis com os rapazes e raparigas das equipas de formação, sempre com um carinho e um sorriso para todos. Imparável, trabalhou até aos seus últimos dias, dedicando-se à Fiorentina e ao seu futuro", prossegue. 

"O futebol era a sua paixão, e a Fiorentina tornou-se no seu amor há sete anos, quando Rocco assumiu a liderança do clube viola e começou a adorar os seus adeptos, as suas cores e a cidade de Florença. 'Chamem-me Rocco', ele dizia, simplesmente, a todos, com a sua extraordinária empatia", completa.

Nesta mesma nota, o histórico clube da Serie A fez saber que, daqui em diante, o seu centro de treinos passará a ser denominado Rocco B. Commisso Viola Park, visto tratar-se de "uma marca indelével de afeto e desejo de zelar pelo futuro dos jovens jogadores", tendo sido o principal responsável pela sua construção.

"A família Commisso deseja agradecer a todos aqueles que a apoiaram, durante este período difícil, e é certo que a memória do Rocco irá permanecer para sempre nos corações das várias pessoas que o amaram e com ele partilharam momentos, tanto difíceis, como belos. Os nossos pensamentos, neste triste período, estão com todos na Fiorentina", conclui.

Legado também no mundo do audiovisual

No entanto, não foi só no mundo do futebol que Rocco Commisso deixou a sua marca. Em 1995, foi um dos fundadores da Mediacom, que viria a tornar-se numa das maiores empresas de televisão por cabo dos Estados Unidos da América, tendo, desde então, ocupado o cargo de diretor executivo, que acumulou com o de presidente da Fiorentina.

No currículo, contou, ainda, com participações noutras empresas norte-americanas, como a Cablevision, a Royal Bank of Canada e a Chase Manhattan Bank. No entanto, nunca escondeu o amor que nutria pelo futebol, e, ainda antes da 'aventura italiana', em 2017, avançou para a aquisição do New York Cosmos.

Leia Também: Fiorentina defronta Jagiellonia. O sorteio do playoff da Liga Conferência

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2921109/italia-em-choque-com-morte-do-presidente-da-fiorentina-durante-madrugada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes