Itália e Alemanha defendem reforço do pilar europeu da NATO

  • 23/01/2026

"Acreditamos firmemente que o reforço do pilar europeu na NATO e o reforço da nossa dissuasão e defesa são necessários, não apenas devido à ameaça direta que a Rússia representa à segurança euro-atlântica", de acordo com o Protocolo de Plano de Ação para uma Estratégia Bilateral, acordado numa cimeira realizada em Roma.

 

Meloni e Merz disseram acreditar que "a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia constitui uma clara violação do Direito internacional" e "ameaça a União Europeia enquanto tal".

"A agressão russa contra povos vizinhos pacíficos deve ser dissuadida a longo prazo. Até que uma paz justa seja alcançada, apelamos a um apoio contínuo e resoluto à Ucrânia", afirmaram.

Meloni e Merz salientaram partilhar a "visão de que a Europa deve assumir maior responsabilidade pela sua própria segurança dentro da NATO".

Roma e Berlim comprometeram-se a reforçar o "diálogo regular a todos os níveis" e a coordenar "mais estreitamente as políticas-chave", tendo em conta a guerra na Ucrânia e outros "desafios atuais aos valores, segurança e interesses europeus".

O objetivo do acordo é "proteger a paz e a estabilidade na Europa e manter a arquitetura de segurança euro-atlântica", referiram, salientando que esta "parceria não é exclusiva", mas pretende "incluir outros aliados e parceiros com ideias semelhantes sempre que possível e de relevância estratégica".

A declaração surgiu num contexto de exigências do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que os aliados europeus aumentem os investimentos em defesa e segurança no âmbito da Aliança Atlântica.

A cimeira bilateral, realizada na Villa Doria Pamphilj, em Roma, serviu para assinar uma dúzia de acordos sobre segurança, energia, imigração e indústria entre os governos de Itália e Alemanha.

Meloni e Merz, ambos conservadores, assinaram um protocolo sobre um Plano de Ação para "cooperação estratégica bilateral no âmbito da União Europeia" e outro para colaboração "reforçada" em matéria de segurança, defesa e resiliência.

Leia Também: Reino Unido critica Trump por minimizar papel da NATO no Afeganistão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925100/italia-e-alemanha-defendem-reforco-do-pilar-europeu-da-nato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes