Itália dá prioridade ao Ártico no contexto de NATO e UE

  • 16/01/2026

Itália atualizou a política do país sobre o Ártico, manifestando vontade de contribuir para a defesa daquele território europeu, no contexto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia (UE).

 

"A Itália está convencida de que o Ártico deve ser sempre uma prioridade para NATO e UE e que a Aliança Atlântica deve aproveitar a oportunidade para desenvolver uma presença coordenada naquela região, capaz de prevenir tensões e responder à interferência de outros atores", lê-se no texto, assinado pela primeira-ministra, Giorgia Meloni.

As autoridades italianas optaram por ficar de fora do envio de efetivo militar para a Gronelândia, face à pressão crescente dos Estados Unidos da América (EUA) sobre aquele arquipélago autónomo da Dinamarca, membro de NATO e UE.

O ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, afirmou que "não se trata de uma competição para enviar soldados para todo o Mundo", já que a abordagem de Itália "é racional", defendendo que deve ser a NATO a coordenar esforços e "há necessidade de unir e não de dividir".

No documento lê-se que, "após a invasão russa da Ucrânia, a militarização daquela região, a cooperação mais estreita entre Federação Russa e República Popular da China, também no âmbito do Ártico, o fim da neutralidade da Suécia e da Finlândia - pós entrada para a NATO - e a posição dos EUA sobre a Gronelândia" há "fatores de mudança, que também exigem que Itália atente à dimensão da segurança no Ártico".

Itália, que tem estatuto de observadora, no Conselho do Ártico, organismo que supervisiona aquela região desde 2013, reitera no texto que "a participação na NATO e na UE constitui o principal ponto de referência para a ação, visando fortalecer a estabilidade regional e a segurança coletiva, evitando a escalada e preservando, na medida do possível, as áreas de cooperação".

Ao atualizar sua política para o Ártico, os responsáveis italianos comprometem-se "a contribuir para a manutenção de uma zona de estabilidade, prevenindo a escalada e apoiando mecanismos multilaterais de diálogo e cooperação", bem como "a fortalecer a segurança coletiva euro-atlântica, em consonância com os compromissos de NATO e UE e com uma visão integrada dos diversos teatros estratégicos".

A estratégia italiana prevê ainda "o fortalecimento da consciência situacional por meio da integração das capacidades nacionais nos domínios terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético, com atenção especial à monitorização de ações humanas, condições ambientais e proteção de infraestruturas críticas, incluindo subaquáticas e espaciais".

Na sessão de apresentação do texto, o ministro da Defesa italiano anunciou ainda o envio de uma "missão empresarial" para aquela região norte-europeia.

Leia Também: Fitch alerta que fim da NATO pode levar a descidas de ratings na Europa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920630/italia-da-prioridade-ao-artico-no-contexto-de-nato-e-ue#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes