Isto faz crescer o cabelo? Especialista desvenda 8 mitos em que acredita
- 28/11/2025
As dicas e mezinhas caseiras das avós parecem nunca falhar, mas quando se abre a porta do universo capilar, essas dicas parecem ficar aquém dos resultados pretendidos.
Ainda existem crenças que persistem no tempo e na história da humanidade e que até hoje continuam a condicionar alguns hábitos e escolhas, mesmo quando não são as mais benéficas para a saúde.
Para ter um cabelo verdadeiramente cuidado, o conhecimento é a melhor ferramenta!
A hair artist Bruna Santana acredita que ainda é necessário desmistificar algumas ideias erradas no que respeite a saúde e à beleza natural de cada cabelo, por isso a especialista esclarece oito mitos comuns.
Mito 1: “Cortar o cabelo com frequência faz crescer mais rápido”
É um dos mitos mais comuns e persistentes, mas a verdade é que o crescimento do cabelo depende exclusivamente da saúde do folículo piloso, que está no couro cabeludo, e não do corte das pontas.
Cortar regularmente pode ajudar a manter as pontas saudáveis, evitando pontas espigadas e aparas irregulares, o que dá uma aparência mais cuidada e bonita, mas não acelera o crescimento.
Mito 2: “Cortar o cabelo conforme as fases da lua faz crescer mais rápido”
Esta crença popular tem raízes na tradição e na astrologia, sugerindo que, cortar o cabelo com a lua em quarto crescente, estimula o crescimento. Contudo, não há qualquer evidência científica que sustente esta teoria.
O crescimento capilar é um processo biológico influenciado por genética, saúde geral e cuidados adequados. Mais importante do que a fase lunar é o cuidado técnico e o timing correto para aparar ou renovar o corte.
Mito 3: “Não devemos lavar o cabelo todos os dias”
Não existe uma regra universal. Cada cabelo tem necessidades diferentes, "a rotina deve adaptar-se a ele, não o contrário", explica a especialista.
Lavagens diárias podem ser aconselhadas em cabelos oleosos, enquanto cabelos secos beneficiam de maior espaçamento, sempre com produtos adequados.
Leia Também: Não faça isto! Mantenha o cabelo saudável mesmo nos dias mais frios
Mito 4: “Dormir com o cabelo molhado provoca queda”
Dormir com o cabelo molhado não provoca queda de cabelo, quanto muito poderá enfraquecer a fibra capilar.
O cabelo molhado está mais vulnerável a agressões mecânicas (como o atrito com a almofada), o que pode causar quebra e aspeto danificado. Além disso, a humidade prolongada pode favorecer o aparecimento de fungos no couro cabeludo, causando desconforto. Por isso, é aconselhável secar o cabelo cuidadosamente, após a lavagem, utilizando produtos adequados e técnicas suaves.
Mito 5: “Secar o cabelo com secador faz mal ou usar o ferro todos os dias estraga o cabelo”
O problema não é a ferramenta, é a falta de proteção térmica ou o uso excessivo.
Mito 6: “Usar chapéu ou gorro provoca queda de cabelo”
O uso de chapéu, boné, gorro ou lenço não provoca queda de cabelo. A queda capilar está associada a fatores genéticos, hormonais, nutricionais, entre outros.
O que pode acontecer é que o uso muito prolongado e apertado de alguns acessórios pode criar atrito ou compressão que, em alguns casos, podem fragilizar a fibra capilar. No entanto, usados de forma correta, estes acessórios são até importantes para proteger o cabelo e o couro cabeludo do sol e dos agentes externos, esclarece Bruna Santana.
Mito 7: “O cabelo fica “viciado” no shampoo ou condicionador”
O cabelo não cria dependência. As necessidades é que mudam ao longo do tempo, conforme a estação do ano, tratamentos realizados ou transformações do fio.
Mito 8: “A caspa é sinal de falta de higiene”
A caspa não é sinal de falta de higiene, ela tem causas diversas e é um problema dermatológico que deve ser tratado com ajuda médica e de profissionais da área da terapia capilar.
Leia Também: 'Sanduíche de champô'. O truque que vai deixar o seu cabelo a brilhar













