Israel reabriu fronteira de Rafah (mas com muitas limitações)

  • 01/02/2026

No entanto, por enquanto, a passagem pelo posto fronteiriço terá muitas limitações e o acesso será limitado a residentes no território e sob condições rigorosas.

 

A reabertura de Rafah, a única fronteira entre Gaza e o mundo exterior que contorna Israel e está encerrada desde a primavera de 2024, tem sido fortemente reivindicada pelas Nações Unidas e por organizações não-governamentais para permitir o acesso da ajuda humanitária ao território palestiniano devastado por dois anos de guerra.

Israel anunciou hoje a reabertura da passagem fronteiriça "em conformidade com o acordo de cessar-fogo", mas limitada à "passagem de residentes" da Faixa de Gaza.

Segundo um funcionário do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, "aproximadamente 200 doentes" aguardavam a reabertura da fronteira para viajarem para o Egito em busca de tratamento.

Cerca de 40 funcionários da Autoridade Palestiniana aguardavam também desde o Egito a luz verde israelita, disse um responsável palestiniano à France Presse.

O dia de hoje na fronteira será dedicado sobretudo aos preparativos e questões logísticas até uma reabertura mais completa na segunda-feira.

Na devastada Faixa de Gaza, muitos palestinianos esperam finalmente poder sair. Cerca de 20.000 crianças e adultos palestinianos que necessitam de cuidados médicos esperam deixar Gaza através desta passagem e milhares de outros palestinianos fora do território esperam regressar a casa.

"A cada dia que passa, o meu estado agrava-se e a minha vida está a desvanecer-se", lamenta Mohammed Shamiya, um homem de 33 anos que sofre de doença renal e necessita de diálise.

A reabertura da fronteira deverá permitir também a entrada em Gaza dos 15 membros da Comissão Nacional para a Administração de Gaza, encarregados de gerir o território durante um período de transição sob a supervisão do 'Conselho de Paz' presidido por Donald Trump.

Rafah está encerrada desde que as forças israelitas assumiram o seu controlo, em maio de 2024, com exceção de uma reabertura limitada no início de 2025, como parte de uma trégua anterior que não teve seguimento.

A reabertura completa faz parte do plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para terminar definitivamente a guerra que começou em 07 de outubro de 2023, com o ataque do Hamas contra Israel.

Israel tinha avisado que Rafah não seria reaberta até que o corpo de Ran Gvili, o último refém mantido em Gaza desde o início do conflito, fosse devolvido. O seu corpo foi finalmente devolvido em 26 de janeiro.

Esta reabertura, bastante limitada, ocorre no meio de um cessar-fogo extremamente frágil entre Israel e o movimento islamista palestiniano Hamas.

No sábado, ataques aéreos israelitas mataram 32 pessoas, segundo a Defesa Civil de Gaza, num dos dias mais sangrentos desde o início da trégua, em 10 de outubro de 2025. Israel alegou estar a responder a violações do cessar-fogo.

Leia Também: Médicos Sem Fronteiras deixam de operar em Gaza a 28 de fevereiro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930385/israel-reabriu-fronteira-de-rafah-mas-com-muitas-limitacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes