Israel: Protesto travou detenção de desertores judeus ultraortodoxos
- 18/09/2025
De acordo com o Exército, um dos desertores detidos conseguiu escapar.
Segundo a estação de rádio do Exército de Israel, a carrinha celular que transportava os jovens judeus ultraortodoxos desertores foi parada pelos manifestantes.
Um funcionário da rádio militar israelita, especificou que os manifestantes sentaram-se na estrada e impediram o avanço do veículo.
Nos últimos meses, milhares de notificações de alistamento foram enviadas a jovens ultraortodoxos, que anteriormente estavam isentos do serviço militar em Israel.
O efetivo de Exército está sob pressão devido à guerra na Faixa de Gaza desencadeada após o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas, a 07 de outubro de 2023.
Os apelos da oposição de Israel sobre o fim das isenções de incorporação militar por motivos religiosos aumentaram, uma vez que alguns reservistas completaram centenas de dias de serviço desde o início da guerra em Gaza.
"Vários desertores (ultraortodoxos) foram detidos e foram alvo de processos disciplinares tendo sido enviados para a prisão", afirmou o Exército através de um comunicado divulgado na quarta-feira à noite.
As discussões que visam alterar o projeto de lei intensificaram-se nos últimos meses, colocando o governo de Benjamin Netanyahu sob pressão.
Os dois partidos ultraortodoxos abandonaram o Governo e aguardam uma lei que torne a isenção dos jovens ultraortodoxos permanente.
Hoje, os meios de comunicação israelitas referiram que o projeto de lei não deve ser discutido antes dos feriados judaicos de meados de outubro.
Os cidadãos ultraortodoxos representam 14% da população judaica de Israel, ou quase 1,3 milhões, sendo que 66 mil jovens estão isentos do serviço militar por motivos religiosos.
Leia Também: OMS alerta que os hospitais de Gaza estão perto do colapso