Israel organiza nova conferência sobre antissemitismo em Jerusalém

  • 14/01/2026

O fórum vai reunir atuais e antigos líderes políticos, na maioria ligados à direita e a grupos conservadores, de acordo com a programação divulgada pela organização do evento.

 

A conferência, promovida pelo ministro da Diáspora e do Combate ao Antissemitismo de Israel, Amichai Chikli, vai contar com a presença, entre os principais oradores, do primeiro-ministro albanês, Edi Rama, do ex-primeiro-ministro australiano Scott Morrison, da antiga primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko e do ex-chanceler austríaco Sebastian Kurz.

Estarão também presentes Santiago Abascal, líder do partido espanhol de extrema-direita Vox, e Hermann Tertsch, eurodeputado do Vox [que participou na primeira edição do evento], assim como Flávio e Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, e o ministro da Justiça argentino, Mariano Cuneo Libarona.

O evento será realizado no parlamento israelita (Knesset), na véspera do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto e contará com a participação do Presidente israelita, Yitzhak Herzog; do presidente do Knesset, Amir Ohana, além de representantes de Portugal, Albânia, Áustria, Bélgica, Brasil, Chipre, Eslováquia, Espanha, França, Finlândia, Países Baixos, Polónia e Roménia.

De acordo com o programa oficial, a conferência abordará temas como o aumento do antissemitismo na Europa, a disseminação de teorias da conspiração no discurso político e a negação do Holocausto, com sessões plenárias, mesas-redondas e encontros dirigidos a legisladores, especialistas e comunicadores.

O programa inclui um jantar de gala - com a presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu - no qual será entregue um prémio oficial a Leo Terrell, enviado especial da anterior Administração [2017-2021] do Presidente norte-americano, Donald Trump, pelo trabalho no combate ao antissemitismo nos 'campus' universitários, assim como um prémio póstumo a Charlie Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA, que será recebido por um representante.

A primeira edição da conferência, realizada em março de 2025, sofreu uma onda de cancelamentos entre os participantes [políticos, académicos e outras figuras internacionais] devido à presença de oradores e participantes da extrema-direita europeia no programa.

Políticos do partido Vox, de Espanha, da União Nacional, de França, do partido Fidez, da Hungria, e dos Democratas Suecos figuravam na lista de oradores, convidados logo após Israel ter anunciado o estabelecimento de relações diplomáticas formais com estes países, uma mudança em relação à política israelita de afastamento da extrema-direita.

"Analisámos as suas atitudes em relação a Israel e o seu apoio a Israel", declarou, na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, ao defender a escolha dos oradores.

"Analisámos também as suas atitudes em relação ao antissemitismo, à negação do Holocausto e a outras questões semelhantes", acrescentou.

Leia Também: Familiares exigem regresso do cadáver do último refém israelita em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919291/israel-organiza-nova-conferencia-sobre-antissemitismo-em-jerusalem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes