Israel: Ministro afirma que palestinianos são "convidados" em Gaza

  • 02/01/2026

"Estamos apenas a permitir que eles [palestinianos] fiquem lá como convidados até certo ponto, mas Gaza é nossa", declarou o político do partido maioritário Likud numa entrevista na quinta-feira à emissora pública Kan, citada hoje pelo jornal The Times of Israel.

 

Segundo o jornal israelita, as declarações do ministro surgiram no âmbito de uma reação à atribuição do mais prestigiado galardão do cinema israelita, o Prémio Ophir, ao filme "The Sea", de Shai Carmeli-Pollak, que conta a história de um rapaz palestiniano da Cisjordânia a quem é negada a entrada em Israel para ver o mar pela primeira vez.

O galardão, prossegue o The Times of Israel, levou Miki Zohar a criar uma cerimónia de entrega de prémios alternativa e a ameaçar com cortes no financiamento para a indústria de cinema nacional e ainda a recomendar aos cineastas do seu país que produzam "filmes que os israelitas gostem de ver e não o que os europeus gostam de ver".

Quando questionado na entrevista sobre os cortes, o ministro da Cultura sugeriu que o filme retratava as Forças de Defesa de Israel de forma negativa e fazia o Estado judaico parecer um "país de 'apartheid' que mata palestinianos".

O jornal relata uma troca de argumentos entre o entrevistador e o político, que foi confrontado com o comportamento do soldado no filme, que cumpriu as ordens que recebe ao recusar a entrada de palestinianos, levando Zohar a apontar os menores mortos nos ataques dos islamitas do Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que "nunca mais verão o mar".

Zohar reforçou que não permitirá que os filmes "contra os soldados das Forças de Defesa de Israel" recebam financiamento estatal, rebatendo as palavras de condenação sobre a ocupação dos territórios palestinianos.

Israel "não está a ocupar nada", segundo o governante, ao sustentar que "não pode ser um ocupante nas suas próprias terras", referindo-se à Judeia e a Samaria, as designações oficiais nbo seu país para a Cisjordânia.

"Gaza também é nossa", insistiu o ministro da Cultura, sobre o enclave palestiniano, onde vigora desde 10 de outubro um cessar-fogo com o Hamas, após dois anos de uma ofensiva militar em grande escala das forças israelitas.

Os Prémios Ophir são organizados pela Academia de Cinema de Israel e responsáveis ??pela nomeação de Israel para os Óscares a cada ano.

De acordo com o The of Israel, Zohar preparou recentemente uma cerimónia de entrega de prémios alternativa e vários profissionais de renome do cinema que inicialmente ameaçaram com um boicote acabaram por participar no evento, realizado na terça-feira.

A trégua na Faixa de Gaza, promovida pelos Estados Unidos com apoio da comunidade internacional, encontra-se num impasse, após uma primeira fase que inclui a troca de reféns e prisioneiros, a retirada parcial do exército israelita e a entrada de ajuda humanitária no território.

No entanto, a transição para a segunda fase nas negociações está paralisada, com Israel e o Hamas a acusarem-se mutuamente de sucessivas violações do entendimento.

Israel alega também que aguarda a devolução do corpo do último dos reféns mantidos na Faixa de Gaza antes de voltar ao diálogo com os mediadores internacionais.

A guerra foi desencadeada pelos ataques liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, nos quais morreram cerca de 1.200 pessoas e 251 foram feitas reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar em grande escala na Faixa de Gaza, que provocou mais de 70 mil mortos, segundo as autoridades locais controladas pelo grupo islamita, um desastre humanitário, a destruição de quase todas as infraestruturas do território e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

A par do conflito no enclave palestiniano, a violência disparou na Cisjordânia nos últimos dois anos, com a ONU a registar mais de mil palestinianos mortos por colonos e forças de segurança israelitas.

Leia Também: ONU pede a Israel que recue na pena de morte para palestinianos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912720/israel-ministro-afirma-que-palestinianos-sao-convidados-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes