Israel contabiliza 300 entradas e saídas de Gaza pela passagem de Rafah

  • 09/02/2026

O organismo militar israelita responsável pela gestão dos assuntos civis nos territórios ocupados (COGAT), que supervisiona as passagens de fronteira com Gaza, publicou uma mensagem nas suas redes sociais a relatar o fluxo de pessoas que passaram por aquele ponto.

 

De acordo com os dados, 100 pessoas doentes e os seus acompanhantes partiram para o Egito por Rafah na semana passada, o mesmo número de habitantes de Gaza que entraram no enclave palestiniano vindos do território egípcio.

No domingo, saíram mais 50 pessoas e 50 entraram em Gaza, segundo o COGAT. Estes são os primeiros números oficiais divulgados sobre a passagem.

Anteriormente, a agência de notícias EFE indicou hoje que cerca de 230 palestinianos haviam conseguido atravessar para o Egito e outros 140 entraram em Gaza, após uma semana da reabertura da passagem de Rafah, de acordo com fontes diplomáticas e do Crescente Vermelho Palestiniano e Egípcio.

No seu comunicado, o COGAT indica que a travessia por Rafah deve ser aprovada pelas autoridades egípcias e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que a passagem depende da "capacidade da fronteira".

"Israel continuará a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para facilitar a entrada e saída dos residentes de Gaza através da fronteira de Rafah, de acordo com a estrutura acordada", acrescentou o comunicado.

Na primeira semana desde a reabertura da fronteira por Israel, o fluxo de pessoas foi inferior ao esperado, uma vez que as fontes egípcias previam entre 150 a 200 pessoas a atravessar Rafah diariamente.

A fronteira foi reaberta na segunda-feira passada, pela primeira vez em quase dois anos - com exceção de um breve período no início de 2025 ---, de acordo com o acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA, mas apenas para pessoas.

Este plano de vinte pontos, desenhado pela Administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, estabeleceu que Rafah seria aberta nos dois sentidos sob o mesmo mecanismo do acordo de cessar-fogo de janeiro de 2025 - que durou três meses - o qual indicava que a ajuda humanitária, além de pessoas, seria permitida em Gaza através desta passagem.

Nos primeiros sete dias da reabertura, Israel não permitiu a entrada de ajuda humanitária.

Leia Também: Soldados israelitas abateram quatro palestinianos em alegado confronto

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936073/israel-contabiliza-300-entradas-e-saidas-de-gaza-pela-passagem-de-rafah#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes