Israel anuncia "reabertura limitada" do posto fronteiriço de Rafah

  • 26/01/2026

"No quadro do plano de 20 pontos do presidente [norte-americano Donald] Trump, Israel aceitou a reabertura limitada da passagem fronteiriça de Rafah, reservada a peões e sujeita a um mecanismo de inspeção israelita completo", anunciou o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, numa publicação partilhada no domingo na rede social X.

 

O posto fronteiriço de Rafah é um ponto de entrada essencial de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A sua reabertura é reclamada há muito pelas Nações Unidas e pela comunidade humanitária.

No entanto, desde a entrada em vigor do cessar-fogo em Gaza, em 10 de outubro, as autoridades israelitas ainda não o tinham autorizado, alegando que movimento o islamita palestiniano Hamas não entregou o corpo do último refém israelita retido em Gaza, o polícia Ran Gvili, bem como a necessidade de coordenação com o Egito.

Juntamente com a libertação dos 20 reféns vivos de Gaza, que ocorreu com a entrada em vigor do cessar-fogo em outubro, a devolução dos 28 mortos é um dos compromissos que o Hamas tem de cumprir na primeira fase do acordo de trégua promovido pelos Estados Unidos.

Desde a sua entrada em vigor, em 10 de outubro, os islamistas têm vindo a entregar os restos mortais dos reféns de forma gradual, devido, segundo têm vindo a indicar, aos problemas que têm enfrentado para os encontrar entre toneladas de escombros causados pelos bombardeamentos israelitas.

O corpo de Ran Gvili, sequestrado durante os ataques do Hamas em 07 de outubro de 2023, é o último que resta no enclave palestino.

Entretanto, o Exército de Israel iniciou no fim de semana uma operação em grande escala no norte da Faixa de Gaza para localizar o corpo de Ran Gvili, anunciou o governo israelita, num comunicado citado pela Agência France Presse.

A operação, segundo é detalhado na nota, decorre num cemitério no norte da Faixa de Gaza, onde as tropas estão a realizar "extensas operações de busca, enquanto esgotam todas as informações de inteligência disponíveis".

Este esforço "continuará enquanto for necessário", lê-se ainda no comunicado.

O Hamas, por sua vez, insistiu, também num comunicado, que forneceu aos mediadores --- Egito, Qatar, Turquia e Estados Unidos --- todas as informações que estão em seu poder sobre a localização dos restos mortais de Ran Gvili.

"O que confirma a veracidade da nossa declaração é que o inimigo está a realizar operações de busca num local específico, com base nas informações precisas fornecidas pelas brigadas Al Qasam aos mediadores", referiu o Hamas.

No domingo, a imprensa israelita noticiou que os enviados do presidente norte-americano Donald Trump, Jared Kushner e Steve Witkoff, instaram Netanyahu a reabrir Rafah sem esperar pela devolução dos restos mortais de Ran Gvili.

Já a família do refém apelou às autoridades israelitas para que não passassem à segunda fase do cessar-fogo sem a devolução do corpo.

Kushner e Witkoff chegaram no domingo a Israel para discutir o futuro da Faixa de Gaza.

O Presidente norte-americano revelou na semana passada, no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, o seu projeto para uma "Nova Gaza", que deverá transformar o território palestiniano devastado num luxuoso complexo de arranha-céus à beira-mar.

A segunda fase do plano de cessar-fogo prevê o desarmamento do Hamas, a retirada progressiva do exército israelita da Faixa de Gaza, da qual ainda controla cerca de metade do território, e o envio de uma força internacional.

Embora a trégua tenha posto fim aos bombardeamentos israelitas em Gaza, que enfrenta uma grave crise humanitária, as duas partes acusam-se diariamente de violação dos termos do acordo.

Leia Também: Passagem de Rafah entre Gaza e Egito deve abrir na próxima semana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926058/israel-anuncia-reabertura-limitada-do-posto-fronteirico-de-rafah#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes