Irmãos Caetano e Bethânia vencem Grammy de Melhor Álbum de Música Global
- 02/02/2026
Os artistas brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram no domingo o Grammy de Melhor Álbum de Música Global com o disco "Caetano e Bethânia Ao Vivo", registo da digressão que fizeram em conjunto e que percorreu o Brasil entre 2024 e 2025.
Esta foi a sexta vez que Caetano esteve nomeado para os Grammy, os prémios norte-americanos da música, e a terceira vez que é premiado: já venceu com "Livro" (1998) e "João Voz e Violão" (2000), álbum de João Gilberto que produziu.
Já para Bethânia foi um feito inédito, já que foi a primeira vez que foi nomeada. Bethânia torna-se assim na primeira cantora brasileira a vencer o Grammy numa categoria de álbum internacional por um projeto brasileiro completo.
O álbum "Caetano e Bethânia Ao Vivo" reúne apresentações da digressão em que Caetano, de 83 anos, e Bethânia, com 79, voltaram a dividir o palco ao fim de quase cinco décadas desde o primeiro espetáculo em conjunto.
Os artistas, que não estiveram presentes na cerimónia, em Los Angeles, partilharam entretanto nas redes sociais o momento em que tiveram conhecimento que tinham vencido o galardão.
Na mesma categoria, estavam nomeados trabalhos do indiano Sidhant Bhatia, do nigeriano Burna Boy, do senegalense Youssou N’Dour, da banda Shakti e da britânica-indiana Anoushka Shankar.
Nas redes sociais, os dois artistas reagiram à vitória: "O nosso muito obrigado a todos que ouviram o disco, foram aos shows e compartilharam desta história conosco!"
"Estou comovida, estou na minha cidade. Isso é um prémio mágico", escreveu Maria Bethânia na rede social Instagram.
Já Caetano dedicou o Grammy à irmã e afirmou que "os brasileiros devem se acostumar a querer vencer em coisas de âmbito mundial".
"Acho que deve passar a ser um hábito a gente acompanhar o que acontece com o que se produz no Brasil do ponto de vista crítico do mundo", afirmou.
A vitória brasileira nesta 68.ª edição dos Grammy aconteceu numa noite dominada por artistas latinos e do hip-hop. O porto-riquenho Bad Bunny fez história ao vencer o prémio de álbum do ano com "Debí Tirar Más Fotos", o primeiro disco totalmente em espanhol a vencer na principal categoria. Já Kendrick Lamar foi o artista mais premiado da noite, com cinco estatuetas.
António Zambujo edita dueto gravado com Caetano Veloso
O Grammy de Maria Bethânia e Caetano Veloso chega dias depois de ter saído a nova versão de "Oração ao Tempo", tema de Caetano Veloso que o cantor português António Zambujo gravou em dueto com o músico brasileiro.
A nova versão de "Oração ao Tempo" "marca o encontro entre António Zambujo e aquele que considera ser 'o melhor cantor do mundo'".
O tema, com letra e música do músico brasileiro, editado originalmente em 1979, conta na nova versão com arranjo e produção do guitarrista português André Santos.
Na gravação, em estúdio, participaram, além de António Zambujo e Caetano Veloso, os músicos portugueses João Salcedo no piano, Bernardo Couto na guitarra portuguesa, João Moreira no trompete, Francisco Brito no contrabaixo, José Conde no clarinete baixo e André Santos na guitarra.
"Oração ao Tempo", que faz parte do álbum "Cinema Transcendental" de Caetano Veloso, editado em 1979, foi "escrita como um diálogo com o tempo", refletindo "sobre as diferentes etapas da vida, da infância à velhice".
Leia Também: Harry Styles evita red carpet, chega mais tarde e apresenta prémio Grammy













