Iraque pede repatriamento de membros europeus do grupo Estado Islâmico

  • 23/01/2026

O apelo foi feito durante uma conversa telefónica com o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse o gabinete de Sudani num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

 

Os Estados Unidos iniciaram esta semana a transferência de 7.000 prisioneiros do EI, também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh, da Síria para o vizinho Iraque.

Entre os primeiros 150 detidos encontravam-se europeus, disseram dois responsáveis de segurança iraquianos à AFP.

Sudani disse que os países de todo o mundo, incluindo os membros da UE, devem assumir as responsabilidades e acolher os detidos para os levar perante a justiça.

"São seus nacionais", afirmou.

Sob pressão do exército sírio, as Forças Democráticas Sírias (FDS), de maioria curda, retiraram-se das prisões onde mantinham combatentes do EI e dos campos onde vigiavam as famílias dos detidos no nordeste da Síria.

As FDS foram a ponta de lança na luta contra o EI na Síria, derrotado em 2019 com o apoio de uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que apoiam agora as autoridades de Damasco.

As FDS capturaram milhares de combatentes do grupo radical, que tinha declarado o estabelecimento de um califado entre o Iraque e a Síria.

No maior campo de familiares de extremistas, Al-Hol, os curdos retiraram-se na terça-feira e as forças sírias entraram no dia seguinte.

Um antigo funcionário humanitário, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que vários detidos aproveitaram o "vazio de segurança" para fugir, sem especificar o número ou a nacionalidade dos fugitivos.

O campo de Al-Hol acolhe mais de 23.000 pessoas, na maioria mulheres e crianças, incluindo cerca de 15.000 sírios e mais de 2.200 iraquianos.

Além dos iraquianos, os estrangeiros somam 6.280 pessoas, maioritariamente de origem árabe e asiática, mas também um pequeno número de ocidentais, de acordo com dados da administração anterior.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) "conseguiu deslocar-se a Al-Hol nos últimos três dias, mas não pôde entrar devido à segurança volátil", afirmou a porta-voz da agência na Síria, Céline Schmitt.

A porta-voz disse que o ACNUR e o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) conseguiram entregar camiões de água no campo na quinta-feira, e esperavam regressar hoje para retomar a distribuição de pão, interrompida nos últimos três dias.

O ACNUR assumiu a gestão do campo em 01 de janeiro, antes do início das hostilidades entre Damasco e as forças curdas.

"As organizações humanitárias que operavam no interior do campo retiraram-se agora completamente e alguns dos seus centros foram incendiados" pelos detidos, relatou à AFP um funcionário de uma das organizações.

Um segundo campo, de menores dimensões, denominado Roj, permanece sob o controlo das FDS e acolhe 2.328 pessoas, na maioria estrangeiros, incluindo ocidentais.

O cessar-fogo proclamado na terça-feira à noite tem estado a ser globalmente respeitado entre o exército sírio e as FDS, referiu a AFP.

Ao abrigo do acordo, cerca de 800 combatentes curdos que se encontravam na prisão de Al-Aqtan, em Raqa, onde vigiavam prisioneiros do EI, foram retirados sob a guarda das forças sírias.

O Ministério do Interior sírio afirmou na segunda-feira que 120 membros do EI tinham fugido de outra prisão, em Chaddadi, mas que as autoridades conseguiram capturar 81 dos fugitivos.

A UE manifestou já preocupação com a situação após o destacamento do exército das autoridades da Síria que derrubaram o regime de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, e pretendem estender a autoridade a todo o país.

"As recentes alegadas fugas de detidos do Daesh no meio dos confrontos [entre o exército e os curdos] são extremamente preocupantes", disse o porta-voz da Comissão Europeia Anouar-El-Anoun.

Leia Também: Iraque abre processo contra prisioneiros do EI transferidos da Síria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925084/iraque-pede-repatriamento-de-membros-europeus-do-grupo-estado-islamico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes