Irão: Teerão admite negociações com Washington nos próximos dias

  • 02/02/2026

O chefe de Estado iraniano "ordenou a abertura de conversações com os Estados Unidos", informou a agência Fars, ligada à Guarda Revolucionária, citando uma fonte governamental.

 

"O Irão e os Estados Unidos manterão discussões sobre a questão nuclear", acrescentou, sem especificar uma data para o início dos contactos, citada pela agência francesa AFP.

A informação foi também avançada pelo jornal governamental Iran e pelo diário reformista Shargh, confirmando a intenção de Teerão em retomar o diálogo diplomático com Washington.

"Até ao momento, não foi decidido o local nem a data desta reunião", referiu a agência iraniana Tasnin, também ligada à Guarda Revolucionária, segundo a agência espanhola EFE.

Uma fonte que a Tasnin não identificou admitiu a possibilidade de as conversações envolverem o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, e o enviado especial de Trump para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

A decisão de Pezeshkian surge num momento de elevada tensão, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter reiterado a ameaça de um ataque se não houver um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Esmail Baghai, disse que o Governo da República Islâmica espera divulgar pormenores sobre as possíveis negociações nos próximos dias.

"Atualmente, estamos a examinar e a decidir os detalhes de um processo diplomático que esperamos que dê frutos no futuro, incluindo a forma de realizar o trabalho", afirmou o diplomata durante uma conferência de imprensa em Teerão.

Baghai disse também que "os países da região desempenham o papel de mediadores para transmitir mensagens", numa alusão à Turquia, Egito e Qatar, que o portal de notícias norte-americano Axios noticiou que estavam envolvidos no processo.

As negociações poderão realizar-se em Ancara, a capital turca, segundo disseram fontes regionais ao Axios.

Araghchi visitou na semana passada a Turquia, cujo Presidente, Recep Tayyip Erdogan, propôs ao homólogo iraniano facilitar o diálogo com os Estados Unidos.

As movimentações diplomáticas para o reinício do diálogo, que se acentuaram durante o fim de semana, coincidem com o aumento da tensão entre Teerão e Washington.

Trump ameaçou atacar o Irão se Teerão não aceitar negociar um acordo nuclear, enquanto o regime iraniano alertou para o risco de uma guerra regional no Médio Oriente.

Os Estados Unidos enviaram navios e soldados para o Golfo Pérsico durante os recentes protestos no Irão, cuja repressão pelo regime teocrático causou milhares de mortos.

O aumento da tensão preocupa os países do Médio Oriente, uma região assolada por sucessivas guerras, e a Turquia, que integra a NATO, anunciou que vai reforçar a segurança na fronteira com o Irão.

Teerão e Washington mantiveram cinco rondas de negociações indiretas com Omã como intermediário, entre abril e junho de 2025, sem sucesso.

As negociações foram interrompidas devido à guerra de 12 dias com Israel, durante a qual os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas.

Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, e Israel, inimigo declarado de Teerão, suspeitam que o Irão pretende desenvolver armas nucleares.

Teerão nega ter tais ambições militares e reclama ter o direito ao nuclear para fins civis.

Um anterior acordo foi concluído em 2015, mas caducou com a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do pacto em 2018, durante o primeiro mandato presidencial (2017-2021).

O acordo envolvia também a China, a França, a Rússia, o Reino Unido e a Alemanha, e limitava o programa nuclear do Irão em troca do levantamento das sanções económicas.

[Notícia atualizada às 13h12]

Leia Também: Teerão realiza exercícios militares junto à fronteira com o Iraque

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931001/irao-teerao-admite-negociacoes-com-washington-nos-proximos-dias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes