Irão pede a países muçulmanos que rompam relações com Israel

  • 15/09/2025

"É possível que os países muçulmanos quebrem os laços com este regime fictício e preservem ao máximo a sua unidade e coesão", disse Pezeshkian antes de partir para o Qatar, manifestando a esperança de que a cimeira "chegue a uma decisão" sobre as medidas a tomar contra Israel.

 

A cimeira de emergência da Liga Árabe e da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) foi convocada hoje para coordenar a resposta ao recente ataque israelita contra o grupo islamita palestiniano Hamas na capital do Qatar.

Antes de embarcar no aeroporto de Mehrabad, em Teerão, Pezeshkian explicou que se desloca a Doha a convite do emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al-Thani, com o objetivo de abordar "a agressão flagrante do regime sionista [Israel], que violou todas as leis internacionais".

"O regime sionista não reconhece qualquer estrutura legal, atacou inúmeros países islâmicos, como o Qatar, o Líbano, o Iraque, o Irão e o Iémen, e age como bem entende. Infelizmente, estas ações contam também com o apoio dos Estados Unidos e dos países europeus", afirmou o Presidente iraniano.

Mais de 50 países muçulmanos participarão na cimeira extraordinária da Liga Árabe e da OCI em Doha.

A reunião foi convocada após o ataque israelita a um edifício na capital do Qatar, na passada terça-feira, que matou cinco palestinianos e um agente de segurança qatari.

De acordo com Israel, o bombardeamento teve como alvo os líderes do Hamas reunidos no local, embora o movimento palestiniano tenha afirmado posteriormente que nenhum responsável pelas suas negociações com o Estado hebraico estava entre as vítimas.

Israel lançou em 13 de junho uma ofensiva militar de 12 dias contra o Irão -- na qual os Estados Unidos participaram posteriormente -, bombardeando instalações militares, nucleares e civis, causando mais de 1.000 mortos, incluindo dezenas de altos responsáveis militares iranianos e cientistas nucleares.

O Irão respondeu a estes ataques com lançamentos diários de mísseis e drones contra território israelita, resultando em 30 mortes.

Leia Também: Irão apela aos países islâmicos para tomarem medidas contra Israel

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853654/irao-pede-a-paises-muculmanos-que-rompam-relacoes-com-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes