Irão: Organizações pedem reunião ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

  • 17/01/2026

As organizações querem que esta sessão especial aborde a "escalada sem precedentes de assassinatos em massa de manifestantes", quando ocorre "um bloqueio contínuo da Internet imposto desde 08 de janeiro para ocultar graves violações dos direitos humanos e crimes de direito internacional por parte das autoridades iranianas".

 

No comunicado, é referido que "não é possível determinar o número real de mortos", devido à "magnitude dos massacres" e ao bloqueio da Internet, mas algumas das organizações, como a Iran Human Rights (IHRNGO), com sede em Oslo, contabilizam 3.428 assassinatos, enquanto o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, reconheceu "vários milhares" de mortos, embora culpe os Estados Unidos da América - e o Presidente Donald Trump - e Israel pelos distúrbios.

A IHRNGO alerta que cerca de 20.000 pessoas foram detidas desde 28 de dezembro, quando começaram os protestos pela queda do rial [moeda iraniana], que atingiram o seu auge nos dias 08 e 09 de janeiro, com manifestações em todo o país.

"Vídeos verificados e informações fidedignas recebidas pelas nossas organizações de pessoas no Irão, incluindo jornalistas, pessoal médico, manifestantes, testemunhas oculares e familiares das vítimas, revelam padrões generalizados de forças de segurança posicionadas nas ruas e telhados, disparando repetidamente espingardas e caçadeiras carregadas com balas de borracha, apontando frequentemente para a cabeça e o tronco de manifestantes desarmados", alertam as organizações no comunicado.

A "escalada da repressão de 08 de janeiro" levou as forças de segurança a usar armas, canhões de água, gás lacrimogéneo e espancamentos. Mas também prisões arbitrárias, inclusive de menores, e desaparecimentos forçados, acrescentam.

O alto-comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, Volker Türk, declarou-se "horrorizado" com os acontecimentos no Irão e pediu o seu fim.

"O assassinato de manifestantes pacíficos deve cessar, e a qualificação dos manifestantes como 'terroristas' para justificar a violência contra eles é inaceitável", afirmou.

Neste contexto, as organizações pedem uma sessão especial para adotar uma "resolução contundente que indique inequivocamente às autoridades iranianas que a espiral de derramamento de sangue e impunidade deve cessar". Querem também que seja realizada uma "investigação urgente" por uma "missão especial".

"Conspiração americana". Irão diz que Trump é "responsável pelas vítimas"

O líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, acusou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, de ser "responsável pelas vítimas" dos recentes protestos no país.

Lusa | 12:33 - 17/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921223/irao-organizacoes-pedem-reuniao-ao-conselho-de-direitos-humanos-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes