Irão diz que qualquer ataque dos EUA desencadeará "guerra regional"
- 01/02/2026
"Os americanos devem saber que se declararem uma guerra, esta será uma guerra regional", declarou Ali Khamenei, decisor último no Irão, citado pela agência Tasnim.
Os Estados Unidos já realizaram bombardeamentos contra o Irão durante uma guerra de 12 dias, em junho, desencadeada por Israel.
Entretanto, a Guarda Revolucionária iraniana assegurou que as Forças Armadas do país estão totalmente preparadas e contam com "planos de ação" para responder a qualquer atividade hostil dos inimigos.
"As Forças Armadas iranianas contam com planos de ação para qualquer cenário hostil", disse o porta-voz do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI), o general de brigada Ali Mohammad Naeini, segundo informou a agência Mehr.
Naeini indicou que todos os movimentos dos EUA, que deslocaram uma grande frota para perto das águas do Irão no golfo Pérsico, estão a ser monitorizados.
O subcomandante da Guarda, Ahmad Vahidi, assinalou, por outro lado, que a presença de grupos de combate norte-americanos na região faz parte de uma operação psicológica destinada a gerar um clima de guerra e assegurou que o Irão não cairá nesta armadilha, noticiou a Mehr.
Os Estados Unidos destacaram para o Médio Oriente uma frota liderada pelo porta-aviões Abraham Lincoln, juntamente com o grupo de escolta, no âmbito das ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de atacar se Teerão não negociar um acordo sobre o programa nuclear.
Leia Também: Sismo de magnitude 5,2 no Irão sem registo de vítimas até ao momento













