Irão diz que ataques de Israel e EUA ferem credibilidade da ONU

  • 15/09/2025

O responsável da Organização de Energia Atómica do Irão (AEOI), Mohamed Eslami, questionou o valor das garantias de segurança daquela agência da ONU, "quando as instalações nucleares sob a sua segurança podem ser atacadas impunemente".

 

Eslami assegurou ainda que Teerão "não cederá às pressões nem comprometerá os seus direitos", embora tenha reconhecido que, após os ataques, o Conselho de Governadores da AIEA e o Conselho de Segurança da ONU mostraram preocupação com o sucedido, ao realizaram reuniões extraordinárias.

Defendeu que nem a AIEA nem a ONU conseguiram adotar uma posição unificada devido à "pressão política dos EUA" e apelou à comunidade internacional para "apoiar os princípios da soberania, do não uso da força e da resolução pacífica de litígios".

"Embora o Irão acredite em soluções diplomáticas e políticas, não cederá a pressões políticas, psicológicas ou militares", concluiu o responsável da AEOI.

As declarações de Eslami surgem um dia depois de o Conselho Supremo de Segurança do Irão - o principal órgão de segurança do país - ter dado luz verde ao acordo assinado dias antes entre o Egito e a AIEA, embora tenha avisado que "qualquer ação hostil", incluindo a reativação das sanções, levará à "suspensão da implementação destes acordos".

O acordo foi assinado no meio de tensões relacionadas com a decisão do E3 --- Reino Unido, França e Alemanha --- de ativar o processo de regresso à imposição de sanções ao Irão, suspensas pelo acordo nuclear de 2015.

O Governo iraniano acusou também o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, de "obscurecer a verdade" sobre o seu programa nuclear com um "relatório tendencioso" que foi "instrumentalizado" pelo E3 e pelos Estados Unidos para preparar a resolução aprovada a 12 de junho pelo Conselho de Governadores da AIEA, que considerou que o Irão estava a violar as suas obrigações.

Logo a seguir a esta resolução, o Exército israelita lançou uma ofensiva contra o Irão, que respondeu disparando mísseis e 'drones' contra território israelita, seguida, a 22 de junho, de uma série de bombardeamentos norte-americanos contra três instalações nucleares iranianas --- Ford, Natanz e Isfahan.

Leia Também: MNE israelita ataca novamente PM espanhol chamando-lhe "antissemita"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853926/irao-diz-que-ataques-de-israel-e-eua-ferem-credibilidade-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes