Irão defende Omã para diálogo com EUA na falta de acordo para outro lugar

  • 10/02/2026

"A realidade é que não houve acordo para que esta reunião fosse realizada noutro local que não Omã", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmaeil Baqaei, segundo a agência de notícias estatal IRNA.

 

O porta-voz reafirmou o papel de Mascate, ainda que vários países da região tenham manifestado interesse em acolher as negociações, incluindo a Turquia, o que colocou Istambul como uma possível cidade anfitriã.

"Considerando que fazemos parte das negociações, a nossa experiência positiva com a mediação de Omã, o nosso foco na questão nuclear como o cerne das negociações e por outros motivos, decidiu-se que Mascate seria a sede das conversações", justificou Esmaeil Baqaei.

O porta-voz assinalou que Omã foi "o mesmo lugar onde os Estados Unidos desmantelaram a mesa das negociações em junho passado", quando as conversações foram abruptamente interrompidas após os ataques de Israel e das forças norte-americanas contra a República Islâmica, justificados com o desenvolvimento do seu programa nuclear.

Nos dias que antecederam a reunião com os Estados Unidos (EUA) na sexta-feira em Mascate, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, manteve conversações com os homólogos do Qatar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Paquistão e Turquia.

Da mesma forma, o Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, contactou o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif.

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão esteve hoje em reuniões com as autoridades de Omã, onde alertou os Estados Unidos para não permitirem que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, dite a "estrutura das negociações nucleares" durante a sua próxima viagem a Washington.

"Os americanos devem pensar racionalmente e não permitir que ele [Netanyahu] insinue, através dos seus gestos antes do voo, que quer ensinar aos americanos a estrutura das negociações nucleares", declarou Ali Larijani na rede social X.

Na sua mensagem, o dirigente iraniano advertiu os Estados Unidos que devem "permanecer vigilantes contra o papel destrutivo dos sionistas", referindo-se mais uma vez a Israel.

As declarações de Larijani surgem depois de Netanyahu ter afirmado que iria apresentar aos Estados Unidos a sua perspetiva sobre as bases para as negociações com o Irão, antes de embarcar para Washington, onde se vai encontrar na quarta-feira com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

Israel quer que o Irão concorde não só em limitar o seu enriquecimento de urânio, mas também reduzir o seu programa de mísseis balísticos e terminar todo o apoio às milícias de grupos islamitas na região, como o Hezbollah no Líbano.

A República Islâmica rejeita estas exigências e afirma estar disposta a aceitar apenas certas limitações no seu programa nuclear em troca do alívio de sanções internacionais.

Depois de Omã, Larijani deverá deslocar-se ao Qatar, segundo a diplomacia de Teerão.

O Irão e os Estados Unidos retomaram as negociações na semana passada, no primeiro encontro de delegações dos dois países desde a guerra de 12 dias entre Teerão e Telavive em junho passado.

Ambos os lados descreveram a reunião como boa e concordaram em voltar a reunir-se em breve.

As negociações surgem após as ameaças de Trump de uma intervenção militar no Irão, reforçadas com o envio de uma frota naval para a região, no seguimento da violenta repressão às manifestações antigovernamentais ao longo do mês de janeiro, a que se somou a exigência de um acordo sobre a política nuclear da República Islâmica.

Leia Também: Teerão espera que EUA impeçam Netanyahu de controlar negociações

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937041/irao-defende-oma-para-dialogo-com-eua-na-falta-de-acordo-para-outro-lugar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes