Irão condena anúncio de Trump sobre fecho do espaço aéreo da Venezuela

  • 30/11/2025

"É uma violação flagrante das normas e princípios fundamentais do direito internacional, incluindo as regras que regem o transporte aéreo internacional", denunciou em comunicado, no final do sábado, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Baghaei.

 

Baghaei assinalou que esta ação de Washington, que se soma a uma série de medidas "provocadoras e ilegais" contra a soberania e a integridade territorial da Venezuela, constitui um "ato arbitrário e uma ameaça sem precedentes" para a segurança e a proteção da aviação internacional.

Além disso, alertou para as graves consequências que esta decisão do presidente Donald Trump poderá ter para a paz e a segurança internacionais.

Trump declarou no sábado que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado "totalmente fechado".

"Todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de droga e traficantes de seres humanos considerem o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela como totalmente fechado", escreveu o líder norte-americano na sua rede social, a Truth Social.

Esta declaração de Trump surge numa altura em que os Estados Unidos intensificam a pressão sobre a Venezuela com um grande destacamento militar nas Caraíbas, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e admitem ataques terrestres no território venezuelano na luta contra os cartéis de droga.

A Venezuela condenou a mensagem do Presidente dos Estados Unidos classificando-a como uma "ameaça colonialista".

"A Venezuela denuncia e condena a ameaça colonialista que pretende afetar a soberania do seu espaço aéreo, constituindo assim uma nova agressão extravagante, ilegal e injustificada contra o povo venezuelano", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano, num comunicado.

Sob o pretexto de combater o narcotráfico, os Estados Unidos mantêm desde setembro um destacamento naval e aéreo em águas das Caraíbas próximas da Venezuela.

O Irão, um dos principais aliados da Venezuela, tem denunciado repetidamente a "atitude intimidatória", "intervencionista" e "perigosa" do presidente norte-americano em relação a Caracas nos últimos meses.

O próprio líder supremo do Irão, Ali Jameneí, criticou a atitude de Washington num discurso na quinta-feira, denunciando que "os americanos estão dispostos a instigar guerras em qualquer parte do mundo por petróleo e minerais subterrâneos, e hoje esse belicismo também chegou à América Latina".

Leia Também: De "fechado" à "ameaça colonialista": Que se passa entre EUA e Venezuela?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897097/irao-condena-anuncio-de-trump-sobre-fecho-do-espaco-aereo-da-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes