Irão: Comerciantes acedem à internet por 20 minutos após apagão digital

  • 25/01/2026

"Os comerciantes devem registar-se para usar a Internet e, sob a supervisão de um observador, podem aceder durante cerca de 20 minutos", anunciou o chefe da Câmara de Comércio Irão-China, Majid Reza Hariri, citado pelo meio Asriran.

 

Hariri comentou que o limite de tempo "não é ideal" e que, em 20 minutos, os comerciantes só podem consultar alguns e-mails.

A medida para controlar o acesso à Internet responde à preocupação das autoridades com possíveis ciberataques.

No entanto, não se conhece que órgão supervisiona a utilização da rede ou o tipo de conteúdo que pretende controlar.

"Este método não é uma solução adequada para o problema do corte da internet", observou Hariri, acrescentando que as aplicações de mensagens se tornaram a principal ferramenta de comunicação com parceiros estrangeiros.

"Toda a nossa comunicação com outros países é feita através destas plataformas", disse o responsável.

Afirmou ainda que é necessário encontrar soluções que protejam a infraestrutura do país sem dificultar a atividade económica.

"Devemos permitir que as empresas operem, protegendo ao mesmo tempo a segurança do país", concluiu.

As autoridades iranianas dizem que ainda não têm dados sobre o custo económico do corte da Internet, que já dura há 17 dias.

No entanto, a NetBlocks, um grupo que monitoriza a Internet, relatou nos primeiros dias após a desconexão que cada dia de interrupção custa ao país mais de 37 milhões de dólares (cerca de 31,3 milhões de euros, ao câmbio atual).

A República Islâmica desligou a internet a 8 de janeiro, o dia em que os protestos anti-governamentais desencadeados a 28 de dezembro atingiram o seu auge e enfrentaram uma dura repressão estatal.

Segundo a versão oficial, mais de 3.100 pessoas morreram, enquanto organizações da oposição, como a HRANA, sediadas nos Estados Unidos, estimam o número de mortos em 5.495.

Teerão culpa os Estados Unidos, Israel e os seus "agentes terroristas" pelas mortes, enquanto organizações como a Amnistia Internacional denunciaram a forte repressão estatal e descreveram o que aconteceu nos recentes protestos como um "massacre".

Leia Também: Irão promete responder a ameaças de Trump no terreno

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925868/irao-comerciantes-acedem-a-internet-por-20-minutos-apos-apagao-digital#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes