Irão. Cerca de 8.000 pessoas exigem em Berlim queda da República Islâmica

  • 07/02/2026

Segundo a polícia alemã, o protesto juntou cerca de 8.000 pessoas junto às Portas de Brandeburgo, no centro da capital.

 

Muitos manifestantes usavam chapéus com a frase "Irão livre" e agitavam a antiga bandeira do país, utilizada antes de 1979.

A bandeira com listas horizontais verdes, brancas e vermelhas, com o emblema de um leão e um sol, era utilizada antes da revolução iraniana que destituiu Mohammad Reza Pahlavi e aboliu a monarquia.

Os Mujahedin são criticados por alguns iranianos devido ao apoio a Saddam Hussein, durante a guerra entre o Irão e o Iraque.

Presente na manifestação, Samin Sabet, de 40 anos, funcionária de um hotel no sudoeste da Alemanha, disse à Agência France Presse (AFP) que os iranianos não querem "nem uma ditadura, nem uma monarquia".

Já o psicólogo Iraj Abedini, de 61 anos, que deixou o Irão há quatro décadas, juntou-se ao protesto para "apoiar o povo iraniano", após "perder dois sobrinhos durante as manifestações de janeiro", no centro do Irão.

Abedini considerou ainda que as negociações entre o Irão e os Estados Unidos da América (EUA), em Omã, "não levam a lado algum" e acrescentou que o regime iraniano está a tentar "usar as negociações para se manter no poder".

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tem ameaçado repetidamente usar a força em resposta à repressão das autoridades iranianas nas manifestações antigovernamentais que abalaram em janeiro a República Islâmica.

Nos últimos dias, avançou que pretende um acordo sobre a política nuclear iraniana, enquanto avisava Teerão de que o tempo estava a esgotar-se.

As ameaças de Trump foram acompanhadas pelo envio de uma força naval norte-americana para a região, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln.

As autoridades iranianas têm indicado que não pretendem abdicar do programa de defesa, ao mesmo tempo que insistem que os planos nucleares têm fins pacíficos.

Leia Também: Irão nega possibilidade de negociações do seu programa de mísseis com EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935061/irao-cerca-de-8000-pessoas-exigem-em-berlim-queda-da-republica-islamica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes