Iranianos gritam 'slogans' antigovernamentais após manifestações no exterior

  • 15/02/2026

Liderado pelo Guia Supremo, o 'ayatollah' Ali Khamenei, o Irão tem sido abalado nos últimos dois meses por um amplo movimento de protesto que foi brutalmente reprimido, com organizações não-governamentais a darem conta de milhares de mortos.

 

Face à repressão, as manifestações de rua foram diminuindo e os moradores da capital iraniana, Teerão, e de outras cidades começaram, na semana passada, a gritar 'slogans' a partir das suas casas, em janelas e telhados.

No bairro de Ekbatan, na capital, iranianos gritaram "Morte a Khamenei", "Morte à República Islâmica" e "Viva o Xá", de acordo com a rede social Sharak Ekbatan, que acompanha a atualidade local, indica a agência noticiosa France-Presse (AFP).

No sábado, numa manifestação organizada pela oposição iraniana em Munique, na Alemanha, Reza Pahlavi, o filho mais velho do deposto Xá do Irão, declarou-se pronto para liderar uma "transição" no caso de o regime ser derrubado.

Pahlavi também incitou os seus compatriotas que vivem no Irão a entoarem 'slogans' contra as autoridades em suas casas, dando eco aos das manifestações "pró-monarquia" que ocorreram no fim de semana em Los Angeles (Estados Unidos) e Toronto (Canadá).

O canal de televisão em língua persa Iran International, com sede fora do país, transmitiu imagens de pessoas gritando "Esta é a batalha final, volta Pahlavi" e "Morte à Guarda", referindo-se ao exército ideológico da República Islâmica, a Guarda Revolucionária.

'Slogans' antigovernamentais também foram gritados em outras cidades, incluindo Shiraz, no sul, e Arak, no centro do país, segundo o canal. A AFP ainda não conseguiu verificar a veracidade dos vídeos.

O Governo iraniano reconhece a morte de 3.117 pessoas numa onda de violências que atribui aos Estados Unidos (EUA) e a Israel, mas a organização não-governamental iraniana Human Rights Activist News Agency (HRANA), com sede nos EUA, estima o número em 7.010, na sua maioria manifestantes, e deu conta de 53.800 detenções.

Leia Também: Netanyahu insiste no desmantelamento de enriquecimento de urânio do Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940095/iranianos-gritam-slogans-antigovernamentais-apos-manifestacoes-no-exterior#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes