Irá Lando Norris usar o número 1 em 2026? Já há resposta
- 10/12/2025
Lando Norris alcançou este ano o seu primeiro título de Fórmula 1. A conquista foi consumada no passado domingo (7 de dezembro) no GP de Abu Dhabi em Yas Marina.
Desta forma, em 2026 poderá envergar o número 1 no seu McLaren, numa escolha que cabe ao próprio piloto. Desde 2014 que os dorsais não obedecem à classificação do campeonato do ano anterior, sendo escolhidos pelos pilotos para a sua carreira. Atualmente, já podem ser alterados se assim for desejo.
O número 1 está sempre reservado ao campeão em título, que pode recusar exercer esse direito - tal como fez sempre Lewis Hamilton, preferindo manter o 44. Já Max Verstappen quis sempre utilizar o 1. E Lando Norris?
O britânico revelou à Sky Sports News o que decidiu: "É uma tradição, existe por algum motivo. Existe porque podes tentar agarrá-lo e podes trabalhar no duro para o tentar obter. Todos nós, como equipa, que temos a oportunidade de ter um papel na McLaren, ou no meu carro, iremos envergá-lo com orgulho. Isso inclui todos os meus mecânicos, engenheiros, todos os que fazem parte da McLaren também têm de ter esse reconhecimento".
No entender do mais recente campeão do mundo de Fórmula 1, usar o número 1 mexe também com o orgulho que se deve sentir na sua equipa depois do trabalho que a conquista do título envolveu: "É o orgulho deles, sabendo que trabalharam e esforçaram-se muito para também poderem dizer "somos o número um". Não é tão bom quando dizes "somos o número quatro"".
Sete épocas até ser campeão
Estreante na Fórmula 1 em 2019, Lando Norris esteve sempre na McLaren e, desde que entrou no pelotão, envergou o número 4.
Só no ano de estreia não conseguiu qualquer pódio, acompanhando o crescimento da própria equipa. Em 2024, existiram sinais de que lutar pelo título poderia ser possível, e em 2025 isso concretizou-se.
Ao longo do ano, Norris venceu sete das 24 corridas principais e teve outros 11 pódios. Terminou com mais dois pontos do que Max Verstappen, pondo um ponto final a um domínio do holandês da Red Bull que foi campeão quatro anos consecutivos entre 2021 e 2024.














