Inverno começou, mas só pensa no sol? Eis o que reserva o início do ano
- 21/12/2025
O inverno chegou este domingo, dia em que se registou o dia mais curto do ano, mas, se é mais fã de dias longos e calor - que começam a aparecer na primavera - não desespere: as previsões até lá já são conhecidas.
Nas vésperas de começar esta nova estação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já estava 'de olho' nos próximos três meses, e a previsão alargada foi publicada na sexta-feira.
"Relativamente à precipitação total mensal, prevê-se uma anomalia negativa no mês de março, entre -10 e -5 mm, restrita à faixa litoral da região Norte de Portugal Continental", começa por ler-se no comunicado do IPMA. Significa isto que em março não deverá chover tanto quanto o esperado.
Já quanto aos meses de "janeiro e fevereiro não se identifica qualquer sinal significativo".
Em relação às ilhas, tanto para a Madeira como para os Açores "não é esperado sinal significativo de anomalia de precipitação ao longo de todo o período abrangido pela previsão".
E os termómetros? Como vão variar?
Já quanto à temperatura média mensal do ar, "prevê-se uma anomalia positiva para Portugal Continental, Madeira e Açores nos três meses em análise", o que significa que no próximo trimestre os valores médios de temperatura deverão estar acima dos considerados usuais.
"Em Portugal Continental, a anomalia varia entre 0,5 e 1,0 °C a norte do sistema montanhoso Montejunto–Estrela, e entre 0,25 e 0,5 °C a sul desse sistema", detalha o IPMA.
Já na Madeira, "a anomalia prevista situa-se entre 0,5 e 1,0 °C nos meses de janeiro e fevereiro, diminuindo para 0,25 a 0,5 °C em março".
Quanto aos Açores, a anomalia esperada é de 0,25 a 0,5ºC ao longo dos três meses, com exceção do Grupo Ocidental, "onde se prevê um aumento da anomalia para 0,5 a 1,0ºC no mês de março".
E na próxima semana?
Portugal continental deve registar até terça-feira períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve acima dos 800 metros, e regressam nos dias 25 e 26, após serem interrompidos por céu em geral pouco nublado na véspera de Natal, informou o IPMA.
Em comunicado divulgado hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que entre segunda e sexta-feira (22 e 26 de dezembro), o estado do tempo no continente "vai ser influenciado pela interação de um anticiclone localizado na região do arquipélago dos Açores, que se estenderá a partir de dia 23 para nordeste, e por uma região depressionária sobre o Mediterrâneo ocidental".
Com a neve a pintar várias regiões do Norte de Portugal, o frio já se instalou mesmo este fim de semana. Para além dos avisos devido a este fenómeno, há também sete regiões que, devido à agitação marítima, ficarão sob aviso laranja, pelo menos até ao início da madrugada de segunda-feira.














