Inundações, ruas intransitáveis e estragos por contabilizar na Lourinhã

  • 05/02/2026

A agência Lusa esteve na vila da Lourinhã, cerca das 13:30, numa altura em que não chovia e algumas estradas estavam quase secas, contrastando com outras áreas, onde o nível da água cobria quase a totalidade dos pneus das poucas viaturas estacionadas.

 

O movimento nas ruas da Lourinhã era escasso, várias lojas estavam fechadas, algumas delas por se encontrarem em ruas intransitáveis devido às cheias, enquanto outros estabelecimentos estavam a funcionar normalmente, embora com menos movimento do que habitualmente.

Também não eram visíveis ações de limpeza nas zonas afetadas pelas cheias. Em declarações à agência Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara da Lourinhã, António Gomes, explicou que não é possível intervir enquanto o nível da água não baixar naturalmente.

Ainda assim, o município antevê "muito trabalho" de limpeza e lavagem das ruas assim que as condições o permitam. Segundo o autarca, nas próximas horas, com a subida da maré, não é expectável uma descida do nível da água, podendo mesmo verificar-se um agravamento da situação.

De acordo com o responsável pela Proteção Civil, há registo de inundações em alguns estabelecimentos comerciais e na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, embora os prejuízos ainda não tenham sido contabilizados.

Todas as escolas do concelho foram hoje encerradas devido às dificuldades de circulação e permanecerão fechadas na sexta-feira. O centro de saúde não foi afetado pelas cheias, mas encontra-se a funcionar apenas com serviços mínimos, indicou António Gomes.

O vereador salientou ainda que há várias estradas cortadas no concelho, sendo a situação mais grave na Estrada Nacional 8-2, no Lugar do Lourim, que liga a Lourinhã a Torres Vedras e à A8. A via sofreu um abatimento parcial na semana passada, na sequência da depressão Kristin, e as obras ainda não tiveram início devido à persistência do mau tempo.

Segundo António Gomes, a Infraestruturas de Portugal tem tentado iniciar a intervenção, sem sucesso. "Não sabemos quando é que vão conseguir começar a obra a sério, mas é uma obra prevista para durar entre um a dois meses, pelo que esta via vai permanecer interrompida durante bastante tempo", referiu.

A reportagem da Lusa esteve também na freguesia do Vimeiro, uma das zonas mais afetadas pelas cheias no concelho.

Vários estabelecimentos comerciais encontram-se inundados e encerrados, entre os quais um supermercado e uma bomba de gasolina.

O Lar Nossa Senhora do Carmo está a funcionar normalmente, uma vez que o interior não foi afetado, embora o edifício esteja cercado pela água.

O presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro, José Luís Castro, disse à Lusa que a troca de turnos dos funcionários tem sido assegurada com o apoio de um veículo dos bombeiros, já que não é possível aceder ao lar a pé nem com viaturas ligeiras.

Também nesta freguesia não eram visíveis ações de limpeza, devido à impossibilidade de acesso às zonas inundadas. Segundo o autarca, há muitas habitações afetadas, mas os estragos ainda estão por avaliar.

"Na área das cheias não conseguimos circular e não conseguimos fazer limpeza nenhuma", afirmou.

Leia Também: Leiria delega poderes no presidente para despesas até 748 mil euros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933708/inundacoes-ruas-intransitaveis-e-estragos-por-contabilizar-na-lourinha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes