Insanidade mental iliba mãe acusada de matar filha de 2 anos nos EUA

  • 15/01/2026

A mulher que foi acusada de ter causado a morte da filha de 2 anos com doses excessivas de um  anti-histamínico foi absolvida por insanidade mental, esta quarta-feira, em Virginia, nos EUA.

 

Leandra Andrade tinha 38 anos quando foi encontrada inconsciente num quarto de hotel, em Virginia Beach, em agosto de 2022.

A sua filha Lanoix, de apenas dois anos, foi encontrada a espumar da boca, no mesmo quarto, tendo-se provado que lhe tinha sido administrada uma dose excessiva de Benadryl, medicamento usado para aliviar os efeitos de alergias. A menina acabou por morrer.

Na sequência do sucedido, a mulher foi acusada de homicídio e abuso de uma criança. Foi agora ilibada de uma pena de prisão por se considerar que não estava bem, tendo o seu advogado de defesa afirmado que esta batalhava contra problemas de saúde mental desde 2004.

O incidente aconteceu no meio de uma batalha legal pela custódia da filha. "Ela fê-lo porque não conseguiu aquilo que queria", acusa o pai da menina, que confessa que nunca imaginou que a ex-companheira fosse capaz de tal ato.

Fabio Andrade ficou com a custódia da filha por decisão do tribunal, que decretou porém que Leandra tinha direito a estar metade do tempo com a menina, motivo pelo qual estava com ela naquele dia fatídico. 

Na noite do sucedido, a mulher terá enviado várias mensagens ao ex, tendo numa delas escrito: "Nenhum de nós quer o futuro que estás a planear, isso vai fazer-te chorar à noite quando te fores deitar".

"Prometeram-me que iam fazer justiça mas não é isso que estão a fazer", acusa agora Fabio, que não concorda com a decisão desta quarta-feira do tribunal de Virginia, defendendo que a filha não esteve segura ao lado desta mulher e "ninguém estará".

Fabio escreveu uma carta ao juiz pedindo-lhe que reconsidere esta decisão, mas fez saber que não teve oportunidade de a entregar. Segundo explicam os advogados, isso acontece porque como Fabio não foi testemunha nesta audição, não usufrui de mecanismos legais para que se possa endereçar ao tribunal, explica o WTKR News.

Na carta que escrevera, o homem referia o facto de temer que a experiência profissional de Leandra tivesse influenciado a decisão judicial. 

"Como sabem, tenho vindo a referir que a minha ex-mulher é uma profissional de saúde mental, com formação académica, licenciatura, mestrado e licença profissional. Na verdade, ela continuou a exercer a profissão até um ano depois de ter assassinado a nossa filha, e eu chamei a atenção de todos para esse facto, mas acho que não foi levado em consideração", afirma.

Uma avaliação forense ordenada pelo tribunal sobre o estado mental de Leandra em 2024 levou ao diagnóstico de TEPT, transtorno depressivo maior recorrente. A avaliação concluiu também que esta já havia tentado o suicídio anos antes de matara  filha.

A mulher enfrenta uma audiência de liberdade condicional em março, que determinará se será internada numa instituição de saúde, relata a WTKR.

Precisa de ajuda?

Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa

Leia Também: Morreu a filha secreta de Freddie Mercury. Tinha 48 anos e um cancro raro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919899/insanidade-mental-iliba-mae-acusada-de-matar-filha-de-2-anos-nos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes