"Injusto". Menino de 5 anos detido pelo ICE não teve acesso a medicação

  • 02/02/2026

Liam Conejo Ramos, o menino de cinco anos detido pelo Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE), e o pai, Adrian Conejo Arias já regressaram a casa depois de uma semana detidos.

 

Foi no domingo, dia 1 de fevereiro, que os dois embarcaram num avião que os levou de San Antonio, no Texas, para Minneapolis, no Minnesota, num voo que levou cerca de três horas a chegar ao destino.

Ao embarcarem, Adrian descreveu-se a si, e ao filho, como "felizes", por estarem embarcar, segundo conta a ABC News que acompanhou pai e filho na viagem.

Em entrevista ao mesmo meio, o equatoriano considerou que "é injusto que eles [ICE] prendam pessoas que só vieram para este país para trabalhar arduamente e tentar com que as famílias tenham uma vida melhor".

A semana de detenção não foi fácil. As condições, segundo o pai eram "más", com os funcionários federais a recusarem o mais básico dos direitos humanos. Nessa semana, Liam terá adoecido. Adrian pediu medicamentos para o filho, mas o pedido terá sido negado.

O menino terá melhorado sem a ajuda da medicação e agora, contou, só quer reunir-se com a mãe e com o irmão.

Adrian nega ter abandonado o filho: "Amo-o demasiado"

Pai e filho foram detidos por agentes do ICE no passado dia 20 de janeiro quando regressavam a casa em Minneapolis, no estado do Minnesota.

O Departamento de Segurança Interna alegou que não prendeu o menor, apenas que a mãe (que estava dentro de casa) se recusou a ficar com ele, e depois de o pai ter fugido, abandonando o rapaz. Por isso, defendem, tiveram de levar o menor, para a sua própria segurança.

"Quando os agentes se aproximaram, Adrian Alexander Conejo Arias fugiu a pé, abandonando o seu filho. Os nossos agentes fizeram várias tentativas para que a suposta mãe, que estava dentro da casa, assumisse a custódia do filho. Os agentes até garantiram que ela não seria detida. A suposta mãe recusou-se. [...] O pai disse aos agentes que queria que a criança ficasse com ele", disse a porta-voz do departamento.

Questionado sobre se teria fugido, Adrian negou veementemente esta versão dos factos, explicando que estava apenas a andar uns metros à frente do filho, a gritar, para que alguém os ajudasse.

"A única coisa que fiz foi gritar", defendeu. "Eu amo demasiado o meu filho. Nunca o abandonaria".

Notícias ao Minuto Liam de Ramos de volta a casa© JoaquinCastrotx/X  

Numa outra entrevista, também a mãe do menino, Erika Ramos já tinha contado a sua versão dos eventos.

"O Adrian pedia-me repetidamente para não sair. Tinha medo de que também me detivessem", recordou a mulher que, para além de ter o outro filho em casa, também se encontrava grávida.

Ao se aperceberem que ela estava na habitação, os agentes "tiraram o Liam do carro" e levaram-no até à porta.

"Bateram à porta e o meu filho Liam dizia-me: 'Mamã, abre a porta.' Eu estava aterrorizada. O meu marido gritava-me, 'não abras a porta', e eu não o fiz por medo de também ser detida e de deixar o meu outro filho sozinho. Como não abri a porta, levaram o Liam para o carro do ICE", disse, em lágrimas.

A mãe do menino apontou ainda que, na sua ótica, "parecia uma tentativa deliberada" de a provocar, "como se quisessem que saísse desesperada atrás do [seu] filho para [a] deter".

Mãe de criança detida pelo ICE recorda momento:

Mãe de criança detida pelo ICE recorda momento: "Estava aterrorizada"

A mãe do menino de cinco anos que foi detido com o pai pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla inglesa), na semana passada, no Minnesota, assistiu ao momento pela janela de casa, "sem poder fazer nada", já que temia também ser detida.

Daniela Filipe | 20:06 - 31/01/2026

Na ordem de libertação emitida pelo juiz federal Fred Biery no sábado, considerou "o caso tem a sua origem na mal concebida e incompetentemente aplicada pretensão do governo de atingir quotas diárias de deportação, mesmo que tal exija traumatizar crianças".

E notou ainda: "Os mandados administrativos emitidos pelo poder executivo para si mesmo não passam no teste da causa provável. Isso é o chamado de 'a raposa a guardar o galinheiro'".

Na mesma decisão, o juiz incluiu também a fotografia viral do menino, com a sua mochila do homem-aranha e o seu chapéu com orelhas de coelho azul. Por baixo deixou duas indicações de versos bíblicos. Um deles, João 11:35, diz apenas: "Jesus chorou".

Criança de cinco anos detida pelo ICE e pai regressam a Minneapolis

Criança de cinco anos detida pelo ICE e pai regressam a Minneapolis

Liam Conejo Ramos, o menino de cinco anos detido pelo Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), e o pai, Adrian Conejo Arias, já regressaram a casa, no estado norte-americano do Minnesota, após um juiz ter ordenado as suas libertações no sábado.

Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa | 16:20 - 01/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931284/injusto-menino-de-5-anos-detido-pelo-ice-nao-teve-acesso-a-medicacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes