Inglaterra. GPS 'engana' entregador e leva-o pelo "caminho mais perigoso"
- 17/02/2026
Um funcionário da Amazon foi 'enganado' pelo GPS, quando ia a caminho de uma casa na Ilha de Foulness, em Essex, Inglaterra, para lá deixar uma encomenda. O sistema recomendou uma rota que o levava pelo "caminho mais perigoso" em toda a Grã-Bretanha.
O incidente aconteceu durante a noite de sábado, 14 de fevereiro, quando um entregador fazia a sua rota para deixar uma encomenda.
O homem tinha o telemóvel ao lado, com um sistema de GPS ativo que lhe dizia por onde seguir para chegar ao destino na ilha de Foulness. A rota sugerida foi através de Broomway - um caminho que não é recomendado nem a veículos nem a pessoas.
Aliás, ainda antes desse mesmo trilho ter início há uma placa de aviso onde se pode ler: "Broomway não tem sinalização e é muito perigosa para veículos e peões".
Talvez por ser de noite e não ter visto o alerta, o entregador da Amazon seguiu pelo caminho com já mais de 600 anos… e ficou preso no lodo.
Vendo-se impossibilitado de continuar o caminho, o funcionário abandonou o veículo e comunicou o sucedido à Amazon que, no dia seguinte, contactou um agricultor local, que conseguiu retirar a viatura.
A polícia foi alertada para a situação apenas no domingo de manhã, por volta das 11h30 (hora local): "Um veículo de entrega de encomendas conduziu na Broomway", dizia o relato, segundo o The Independent.
"A equipa de resgate da Guarda Costeira de Southend compareceu ao local e, após confirmar que não havia pessoas em perigo, retirou-se pouco tempo depois", informou um porta-voz da guarda costeira ao mesmo meio.
Broomway é uma rota com quase 10 quilómetros e mais de 600 anos, que era usada maioritariamente por agricultores ou viajantes antes de ser criada a estrada moderna. O trilho é conhecido por ser facilmente coberto por marés rápidas e por um nevoeiro espesso e desorientador, que apanha até os mais experientes de surpresa.
Para além disso, a zona é, neste momento, também um campo de tiro do Ministério da Defesa inglês.
"É uma área extremamente perigosa e está em propriedade do Ministério da Defesa; só é possível entrar quando os campos de tiro não estão ativos e a cancela está aberta", acrescentou a guarda costeira.
Ao todo, sabe-se que já morreram pelo menos 100 pessoas a tentar atravessar a Broomway. A última de que há registo foi em 1919, há mais de 100 anos. Mesmo assim, o número avolumado de fatalidades no local continua a fazer com que seja conhecido como o "caminho mais perigoso" de toda a Grã-Bretanha.
Leia Também: Gata viaja 24 km no capô de um carro em Inglaterra. Associação faz apelo













