Infarmed alerta para "indisponibilidade" de medicamentos com quetiapina

  • 08/01/2026

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou, esta quinta-feira, para a "dificuldade de abastecimento" de medicamentos com quetiapina, devido a "constrangimentos na principal unidade fabril".

 

"Os medicamentos contendo quetiapina, principalmente na forma farmacêutica de comprimido de libertação prolongada, apresentam dificuldade de abastecimento devido a constrangimentos na principal unidade fabril, localizada na Grécia, os quais afetam a maioria das empresas presentes no mercado", lê-se numa circular informativa.

Os medicamentos com quetiapina estão indicados para o tratamento da depressão bipolar e episódios depressivos major na perturbação depressiva major, da mania e esquizofrenia.

Segundo o Infarmed, as dificuldades de abastecimento levaram a um "aumento na procura dos medicamentos similares dos restantes titulares (com outro fabricante) que, apesar dos esforços para aumentar a produção, não conseguiram assegurar o abastecimento do mercado". 

O problema afeta "todas as dosagens dos medicamentos contendo quetiapina, na forma farmacêutica de comprimido de libertação prolongada" e é "transversal a toda a Europa".

Neste sentido, o Infarmed e as restantes autoridades europeias têm acompanhado a situação e procurado "soluções que possam mitigar o impacto destas rupturas", que deverão manter-se durante o primeiro semestre do ano.

Devido à indisponibilidade de medicamentos com quetiapina, o Infarmed recomenda: 

Aos médicos:

  • Apesar da transição entre diferentes antipsicóticos não ser fácil ou direta, dada a ausência de consenso na equivalência de doses, alguns doentes poderão transitar para quetiapina de libertação imediata, devendo a administração ser titulada caso a caso;
  • Adicionalmente, poderá ser considerada a utilização de outros antipsicóticos como a zotepina ou a olanzapina;
  • A prescrição de quetiapina comprimidos de libertação prolongada deve ser limitada àqueles doentes que já se encontrem em tratamento e para os quais não seja possível a prescrição de uma alternativa terapêutica.

Aos distribuidores por grosso:

  • É essencial que seja feita uma distribuição equitativa e criteriosa das embalagens disponíveis por todas as farmácias;
  • A exportação destes medicamentos encontra-se proibida e assim se manterá até que o abastecimento destes medicamentos esteja normalizado.

Às farmácias:

  • A dispensa de medicamentos contendo quetiapina deve ser efetuada apenas para um (1) mês de tratamento e mediante consulta do histórico do doente, para que a quantidade disponível possa colmatar as necessidades dos doentes;
  • Para que seja possível garantir uma gestão criteriosa das quantidades disponíveis, as farmácias devem abster-se de dispor de quantidades elevadas destes medicamentos em stock.

Aos utentes:

Atendendo à dificuldade de abastecimento, caso não consiga adquirir o medicamento, contacte o seu médico para que lhe seja indicada uma alternativa terapêutica.

Leia Também: Infarmed manda recolher lotes de Myrelez de "imediato"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916193/infarmed-alerta-para-indisponibilidade-de-medicamentos-com-quetiapina#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes