INEGI vai estudar causas de alterações neurológicas dos astronautas

  • 05/02/2026

A investigação vai ser feita a partir da simulação computacional da microgravidade para perceber as alterações neurológicas e oculares que ocorrem após voos de longa duração, com base em dados existentes de astronautas fornecidos pelo Instituto de Fisiologia e Medicina Espacial, em França, explicou à Lusa fonte oficial do INEGI.

 

O trabalho vai estudar as causas que originam a Síndrome Neuro Ocular Associada a Voos Espaciais (SANS na sigla em inglês) Spaceflight Associated Neuro-Ocular Syndrome, que se manifesta "através de alterações neurológicas e oculares, podendo impactar significativamente a acuidade visual dos astronautas", explica o instituto em comunicado.

"Há estudos recentes que mostram que a incidência desta doença aumenta com a duração das missões, chegando a afetar até 70% dos astronautas que têm permanência prolongada no espaço. Apesar das várias investigações, as causas e as consequências desta síndrome ainda não são totalmente conhecidas", explica Nilza Ramião, coordenadora da área de biomecânica no INEGI.

Missão lunar Artemis II atrasada devido às condições meteorológicas

Missão lunar Artemis II atrasada devido às condições meteorológicas

A NASA anunciou hoje que vai adiar a data prevista para o lançamento da missão Artemis II, durante a qual astronautas vão voar ao redor da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.

Lusa | 18:53 - 30/01/2026

Neste projeto, designado U-SANS, o INEGI vai, "através de simulação computacional, explorar a relação entre as propriedades biomecânicas dos tecidos oculares e cerebrais e a exposição prolongada à microgravidade".

De acordo com o INEGI, o trabalho vai permitir "caracterizar as propriedades mecânicas dos tecidos do cérebro e do olho em condições simuladas de microgravidade", por exemplo.

Por outro lado, vai possibilitar "determinar as frequências naturais de vibração e as respetivas formas modais destes tecidos", bem como "correlacionar estas alterações mecânicas com o desenvolvimento da SANS, apoiando novas estratégias de prevenção e mitigação".

Para o INEGI, isto vai contribuir "para o aumento da segurança das tripulações em missões espaciais de longa duração e para gerar conhecimento com impacto na medicina terrestre".

NASA recordou astronautas que morreram após lançamento há 40 anos

NASA recordou astronautas que morreram após lançamento há 40 anos

A agência espacial norte-americana (NASA) homenageou na quarta-feira, dia 28, os sete astronautas que morreram a bordo do vaivém Challenger há 40 anos, num acidente que mudou para sempre as missões espaciais.

Lusa | 07:36 - 29/01/2026

"Ao analisar a forma como os tecidos biológicos se comportam dinamicamente no espaço, onde a pressão intracraniana se mantém elevada devido à ausência de gravidade, queremos determinar as causas desta síndrome e identificar potenciais contramedidas para proteger a saúde dos astronautas", esclarece Nilza Ramião.

O projeto U-SANS conta com a colaboração da Faculdade de medicina da Universidade de Lisboa, da Unidade Local de Saúde de São João e do Instituto de Fisiologia e Medicina Espacial, em França.

O programa vai ser financiado com 50 mil euros pelo PROSSE - PROdex for Science in Space Exploration, um programa da Agência Espacial Portuguesa criado no âmbito da participação de Portugal no programa PRODEX da Agência Espacial Europeia (ESA).

Leia Também: Astronautas chegaram à Terra em segurança. Eis as imagens

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2933230/inegi-vai-estudar-causas-de-alteracoes-neurologicas-dos-astronautas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes