Indulto a Netanyahu? Dezenas protestam junto da casa de Herzog
- 30/11/2025
"Não esquecemos o abandono de 07 de outubro [referência ao ataque conduzido pelo grupo radical palestiniano Hamas nesse dia em 2023 contra Israel]", era uma das frases escritas numa das faixas exibidas pelos manifestantes, cuja imagem foi partilhada pelo movimento "Israeli Pro-Democracy Protest Movement" (Movimento Israelita Pró-Democracia).
Durante a manifestação, segundo as mesmas fotografias partilhadas, um ativista vestido com um macacão laranja e caracterizado como Netanyahu pediu simbolicamente clemência ao Presidente, representado por outro manifestante de fato e gravata.
Benjamin Netanyahu pediu a Isaac Herzog que lhe concedesse um indulto durante o seu longo julgamento por corrupção, que está a dividir o país.
Num comunicado hoje divulgado, o gabinete do primeiro-ministro informou que Netanyahu havia apresentado um pedido de perdão ao departamento jurídico do gabinete do Presidente.
O gabinete do Presidente considerou o pedido "extraordinário" e com "implicações significativas".
Netanyahu é o único primeiro-ministro em exercício na história de Israel a ser julgado, após ter sido acusado de fraude, abuso de confiança e aceitação de subornos em três casos distintos, nos quais é acusado de trocar favores com apoiantes políticos ricos. Ainda não foi condenado por nada.
O pedido surge semanas depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter instado Israel a perdoar Netanyahu, defendendo o seu papel na gestão do país.
Leia Também: Netanyahu pede indulto a presidente de Israel. "Implicações importantes"













