Indulto a Netanyahu? "Considerarei os interesses do Estado de Israel"

  • 01/12/2025

"Claramente, o pedido de indulto do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está a gerar um debate e é profundamente inquietante para muitas pessoas no país, em diferentes comunidades", afirmou Herzog, numa mensagem oficial divulgada pelo seu porta-voz nos canais oficiais.

 

E acrescentou: "Já deixei claro que será tratado da maneira mais correta e precisa. Considerarei apenas os interesses do Estado de Israel e da sociedade israelita".

O primeiro-ministro enviou no domingo um pedido de perdão ao Presidente, no julgamento em que enfrenta três acusações de corrupção, fraude, abuso de confiança e suborno, confirmou o gabinete do chefe do Governo num comunicado.

De acordo com o que foi divulgado nos canais pró-democracia israelitas, dezenas de manifestantes reuniram-se neste domingo em frente à residência privada do Presidente em Tel Aviv para protestar contra a possibilidade de conceder o perdão a Netanyahu.

"Uma coisa é clara: o discurso violento não me afeta, muito pelo contrário", advertiu o Oresidente, em referência aos protestos.

No início de novembro, o Presidente dos EUA, Donald Trump, apelou a Herzog, por carta, para perdoar o líder israelita, defendendo o seu papel na gestão do país.

Durante a sua visita em outubro, Trump pediu amnistia no Parlamento de Israel: "Por que não lhe concedem o perdão?", questionando "quem se importa com cigarros e champanhe".

Netanyahu está a ser julgado pelo conhecido "caso 1.000", acusado de ter recebido presentes do magnata de Hollywood Arnon Milchan em troca de favores políticos; e pelo "caso 2000", no qual ele supostamente beneficiou o editor-chefe e coproprietário do meio de comunicação Yedioth Ahronoth, Arnon "Noni" Mozes, num escândalo de fraude e abuso de confiança para prejudicar o jornal concorrente Israel Hayom.

Além disso, ele está também a ser julgado por, no seu segundo mandato como ministro da Comunicação (2015-2017), ter supostamente cometido um crime de suborno ao empresário Shaul Elovich, que controlava a empresa de telecomunicações Bezeq e o site Walla News, para obter cobertura mediática favorável.

O líder israelita, que afirma que os julgamentos contra ele são uma "caça às bruxas" e uma conspiração do "Estado profundo", é o primeiro chefe de Governo na história de Israel a ser processado enquanto exerce o cargo.

Leia Também: Indulto a Netanyahu? Dezenas protestam junto da casa de Herzog

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897617/indulto-a-netanyahu-considerarei-os-interesses-do-estado-de-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes