Incineração de resíduos pior para clima do que gás natural, alerta Zero

  • 29/11/2025

Usando dados oficiais da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a Zero faz uma comparação entre as várias formas de produzir eletricidade e mostra que a que liberta mais gases com efeito de estufa por unidade de eletricidade produzida é a incineração de resíduos urbanos, com exceção do uso de diesel na Madeira.

 

Os valores de gases da incineração são no continente sensivelmente o dobro do gás natural fóssil e da cogeração fóssil. Nos Açores a libertação de gases devido ao uso do gasóleo é muito elevada mas a incineração ainda é pior. Na Madeira a quantidade de gases libertados pelo uso de gasóleo é superior à emissão resultante da incineração.

"Desde 2006 que existem dados que provam que a incineração de resíduos urbanos (RU) é uma das formas mais poluentes de produzir energia elétrica no sistema elétrico nacional, não obstante o facto de, durante vários anos ter recebido subsídios como energia renovável", diz a Zero no comunicado.

As elevadas emissões, justifica, devem-se à existência nos RU de materiais com carbono fóssil, como os plásticos, e ainda à pouca eficiência energética por os resíduos terem muita água, por causa dos biorresíduos.

No documento a associação alerta ainda para os "interesses ligados ao setor da incineração de resíduos" que procuram levar o país "a gastar mais de mil milhões de euros (que não podem vir de fundos comunitários) na construção de mais incineradores".

E explica que há melhores alternativas à incineração, sendo mais importante garantir uma boa recolha seletiva de resíduos, incluindo dos bioresíduos, e garantir o pré-tratamento de todos os resíduos indiferenciados.

As estações de tratamento mecânico e biológico (TMB) podem neste caso desempenhar um "papel fundamental"no tratamento dos resíduos indiferenciados, com benefícios climáticos e com a vantagem de fixar carbono no solo, permitir a produção de energia renovável (biometano) e reduzir as emissões em processos de produção de energia

A Zero considera fundamental que o Governo, mas também os sistemas de gestão de resíduos e, em particular, os municípios, "compreendam que existem formas de gerir os resíduos urbanos que, além de os transformarem em matérias-primas mais sustentáveis, são muito mais baratas e muito mais limpas em termos de emissões de gases com efeito de estufa".

Leia Também: AMP vai fazer "profunda reflexão" sobre recolha e tratamento de resíduos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896743/incineracao-de-residuos-pior-para-clima-do-que-gas-natural-alerta-zero#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes