Inchado depois das festas? Os conselhos de uma especialista em nutrição
- 02/01/2026
Desde o jantar de Ano Novo que não parou de comer e beber? Ontem o dia pode ter sido passado em casa, mas também andou a petiscar de manhã à noite? É provável que tenha ficado com algum inchaço, mas nada que não se resolva.
Ana Luzón é especialista em nutrição e revelou ao agregador de blogues HuffPost o que pode fazer para reduzir o inchaço e ficar melhor consigo. Pode acabar por ser desconfortável e também com algumas dores.
Inchaço: O que fazer?
“Os horários mudam, o tamanho das porções muda, os tipos de alimentos mudam, dormimos pior, fazemos menos exercício e o stress tende a aumentar. Tudo isto reflete-se no corpo, principalmente nas áreas digestiva e abdominal”, começa por dizer Ana Luzón.
A especialista revela que acabar com o inchaço pode não ser algo imediato e que seja conseguido com mudanças rápidas. “A primeira coisa a esclarecer é algo que raramente é bem explicado: nem tudo o que percebemos como inchaço é retenção de líquidos.”
Explica que em muitos casos deve-se a uma digestão lenta, ao aumento do volume intestinal, ao consumo de mais hidratos de carbono, ao stress e até a alterações nas hormonas.
Leia Também: Sente-se inchado? Hábitos do dia a dia que o vão ajudar (e muito)
Assim, o que deve fazer é tentar voltar à sua rotina habitual e ao consumo de água, mas sem grande esforço. "Priorizo refeições simples, quentes e fáceis de digerir. Caminho mais, mesmo que seja apenas uma caminhada curta, priorizo o descanso e o sono o máximo possível”, continua a especialista.
Caldos e sopas são também uma ótima alternativa. “Hidrata, reconforta, são fáceis de digerir e ajudam a voltar ao consumo de alimentos mais leves.”
Dieta para preguiçosos. Dicas para perder até 10 quilos sem esforço
Eric Roberts é 'personal trainer' e ao 'website' Only My Health revelou que para conseguir perder peso basta adotar alguns hábitos simples. Desta forma, partilhou três dicas que vão ajudar mesmo a manter o consumo habitual na sua alimentação. São dicas que envolvem algumas mudanças, mas sem grande esforço e com resultados passado algum tempo.
O 'personal trainer' revelou como pode perder até 10 quilos com apenas algumas mudanças diárias. Caminhar depois de cada refeição é uma delas. Revela que o ideal é que o faça entre 10 a 15 minutos. Assim, irá consumir somar mais três mil a cinco mil passos diários à sua média. "Caminhar queima calorias, ajuda na digestão e reduz o inchaço, e aumenta a energia. É um passo simples para ajudar na perda de peso", explica.
Por outro lado, cortar nas calorias líquidas também irá ajudar no processo de emagrecimento. Diz que bebidas energéticas, à base de leite e até refrigerantes açucarados contém muitas calorias ocultas. Deve optar por eliminá-las.
Refere que o melhor é adotar bebidas sem calorias. Contudo, os batidos de proteína são permitidos já que ajudam a ganhar massa muscular e energia.
Também consumir proteína e água no início de cada dia irá ajudar a emagrecer ao longo do tempo. Assim, logo ao acordar, deve consumir entre 20 a 30 gramas de proteína. Ajuda ainda se beber entre meio a um litro de água nesse período para ajudar a acelerar o metabolismo. "A água elimina toxinas e auxilia todas as funções do corpo."














