Incêndio na COP30 obriga a evacuação de pavilhão de representantes
- 20/11/2025
Um incêndio deflagrou na tarde desta quinta-feira num dos pavilhões da Conferência do Clima, a COP30 em Belém, no Brasil. O incêndio deflagrou junto a um dos pavilhões dos países, obrigando à evacuação da zona institucional da conferência.
Segundo o g1, o fogo começou onde se reúnem os representantes (inclusive ministros) dos vários países presentes na conferência por volta das 14h00 (17h00 em Lisboa).
Em pânico, várias pessoas começaram a correr. Por precaução, a zona foi evacuada e a energia foi cortada.
Para já, continua o mesmo meio, não há registo de feridos. A delegação portuguesa presente na conferência, que incluía a ministra do Ambiente e o secretário de Estado das Pescas e do Mar, saíram do local em segurança.
Também ainda não é conhecido a causa que terá levado ao início deste incêndio.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, adiantou que por volta das 14h30 o incêndio foi controlado pelos bombeiros. O governante revelou também que se tratou de um foco incêndio isolado: "Os homens dos bombeiros estão aí. Não tem ninguém ferido. Daqui a alguns minutos a gente vai saber o que aconteceu, que ocasionou. O importante é que não tem ninguém ferido", disse, citado pela Folha de São Paulo.
Durante as declarações aos jornalistas, os seguranças começara a gritar: "Todo o mundo tem de sair".
Para delimitar o perímetro e impedir a passagem de civis para a zona de incêndio, os seguranças na COP30 formaram um cordão humano, pelas 14h20 (17h20 em Lisboa), para garantir a proteção de todos os visitantes.

Cordão humano para delimitar perímetro de segurança na COP30
© PABLO PORCIUNCULA/AFP via Getty Images
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, por volta das 14:30 o incêndio foi dado como controlado. O Governo do Pará informou que não houve feridos.
O mesmo jornal brasileiro, que citou fonte dos bombeiros, afirmou que o incêndio começou no expositor de Itália. Já o ministro disse que o fogo teve início perto do pavilhão da China, acrescentando que as tendas da COP30 são resistentes a incêndios.
Nas redes sociais já começaram a ser partilhados vídeos da situação, mostrando as chamas a consumir uma infraestrutura no pavilhão. No vídeo é possível ver algumas pessoas a abandonar o local enquanto seguranças usam extintores para tentar conter as chamas.
#COP30 is on fire pic.twitter.com/VWAIhjVrqm
— Mike Szabo / @szabotage.bsky.social (@MikeSzaboCP) November 20, 2025
Seguranças e bombeiros entraram nos pavilhões a correr com extintores enquanto outros davam indicação aos participantes para saírem, constatou a Lusa no local.
No exterior dos pavilhões é visível algum fumo.
ALERTE - Un incendie s'est déclenché à la #COP30 au Brésil. pic.twitter.com/mLF1kfFh9h
— Jon De Lorraine (@jon_delorraine) November 20, 2025
AO VIVO :
— ZEDMAIAPASTORE (@OCONSULTORMAIA) November 20, 2025
PRA FECHAR A #COP30 UM GRANDE INCÊNDIO!
O CHANCELER ALEMÃO TEM RAZÃO! pic.twitter.com/7FSzSitVy1
Incêndio na #COP30 pic.twitter.com/i6gJ81ndVK
— RBeto Serconiuk (@roledobeto) November 20, 2025
O ambiente junto às saídas era às 14h50 (17h50 em Lisboa) de tranquilidade, com muitas pessoas ainda concentradas e a aguardar a reabertura do recinto, enquanto alguns voluntários da COP30 distribuíam latas de água aos participantes. Entretanto começou a chover.
A 30.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP30) decorre desde 10 de novembro com encerramento previsto para sexta-feira.
[Notícia atualizada às 18h01]
Leia Também: António Guterres pede "vontade e flexibilidade" às delegações da COP30













