Incêndio. Dono de bar na Suíça onde morreram 40 pessoas será libertado
- 23/01/2026
O dono do bar La Constellation, Jacques Moretti, vai sair em liberdade esta sexta-feira, depois de lhe ter sido ordenada, a 9 de junho, a medida de coação de prisão preventiva.
A informação foi avançada esta sexta-feira pelo canal BFM TV, que adiantou que a saída da prisão onde está, em Sion, na Suíça, deverá acontecer nas próximas horas.
Moretti fica, no entanto, sujeito a "medidas alternativas", que, segundo a mesma fonte contou à emissora francesa, são medidas que impedem este homem de fugir. As medidas em questão não foram, para já, detalhadas.
Tribunal confirma libertação
Posteriormente, o tribunal confirmou a decisão de libertação, após pagamento de caução. O tribunal do cantão de Valais explicou, em comunicado, que revogou "revogou" a prisão preventiva do arguido, semdetalhar se a libertação já ocorreu, depois do pagamento de uma caução de 200 mil francos suíços (cerca de 215 mil euros).
Vários advogados das vítimas tinham manifestado surpresa por o Ministério Público não ter invocado risco de conluio na altura em que foi decretada a prisão preventiva.
O tribunal sublinhou que "todo o arguido é presumido inocente" e que o princípio fundamental do processo penal suíço determina que o arguido permaneça em liberdade até ao julgamento.
"A prisão preventiva a que o arguido foi sujeito não teve como objetivo punir", acrescentou.
Recorde-se que tanto Jacques como a sua esposa, Jessica Moretti, estão a ser investigados por homicídio por negligência, lesões corporais por negligência e incêndios por negligência.
Mas ao contrário de Jacques, que ficou em prisão preventiva, quando foi ouvida em tribunal a esposa acabou por ficar em liberdade condicional, sujeita a termo de identidade e residência. Tem ainda de realizar apresentações diárias junto às autoridades.
Na tragédia daquela localidade alpina, além das 40 vítimas mortais, na sua maioria menores de idade, outras 116 pessoas ficaram feridas, a grande maioria com queimaduras graves.
Segundo as investigações preliminares, o incêndio teve origem em artefactos pirotécnicos que incendiaram a espuma de isolamento acústico que cobria o teto, fazendo propagar as chamas por todas as instalações do local de divertimento noturno. Já esta sexta-feira, novas imagens do início do incêndio foram divulgadas, também pela BFM TV.
[Notícia atualizada às 18h19]














