"Impossível ficar indiferente ao que está a acontecer no SNS"
- 09/12/2025
Rosa Bela usou a sua página de Instagram para fazer uma chamada de atenção e dar a sua opinião sobre as dificuldades do Sistema Nacional de Saúde (SNS) português.
A atriz mostrou-se chocada e triste pela falta de meios que existem nos hospitais do nosso país e fez uma chamada de atenção ao referir que todos nós nos devíamos preocupar com isso.
"É impossível ficar indiferente ao que está a acontecer no nosso Serviço Nacional de Saúde. Falamos muitas vezes da crise do SNS como quem comenta notícias ao longe. Até ao dia em que nos toca. E quando toca, percebemos o tamanho do abismo. Falta de cadeiras de rodas. Falta de macas. Falta de ambulâncias para socorrer quem precisa", começa por explicar.
"Urgências sem meios, profissionais exaustos a tentar fazer milagres num sistema que não lhes dá condições para trabalhar. Como pode isto acontecer num país tão pequeno? Como é que se permite que a base da dignidade humana o direito à saúde esteja a desmoronar à nossa frente? E, ainda assim, ouvimos a Ministra da Saúde dizer publicamente que «está tudo bem». Como assim? Onde? Para quem?", questiona a mulher de Carlos Areia.
Rosa Bela refere que lhe custa assistir a isto tudo e salienta o trabalho indiscutível dos médicos. "É profundamente triste. Triste ver profissionais que dão tudo, que querem cuidar, que querem salvar, mas que não têm os recursos mínimos. Triste ver pessoas a sofrerem e a levarem por tabela de falhas que não são delas. Triste perceber que não é falta de vontade: é falta de meios, de visão e de responsabilidade", revelou ainda.
No fim da publicação, a artista salienta também a urgência que existe em trazer estes assuntos para debate.
"O SNS é feito de gente. De pessoas que cuidam e de pessoas que precisam de ser cuidadas. E quando tudo falha, percebemos o peso real da palavra "caos". Não é um exagero, é a realidade. E é urgente falar sobre isto. Urgente exigir respeito, condições e verdade. Porque ninguém devia passar pelo que está a acontecer. Porque a saúde não pode ser só discurso: tem de ser prioridade", explicou Rosa Bela.
© Instagram Rosa Bela
Recorde-se que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, falou sobre o aumento de casos de gripe este ano e assumiu que o SNS está preparado para o inverno, garantido ter um "plano".
"Estes planos estão organizados em níveis de contingência, permitindo adaptar a resposta à evolução da procura e garantir uma atuação coordenada em todo o país. Posso assegurar que as nossas instituições estão preparadas e articuladas. Desde os hospitais e centros de saúde, ao INEM, à DGS e ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e à DE-SNS, para dar a melhor resposta possível aos portugueses: desde a prevenção até ao tratamento", referiu a ministra.














