Imigrantes para reconstrução? "Não é o momento de criar mais problemas"

  • 06/02/2026

O candidato e líder do Chega considerou que, "num momento em que as pessoas precisam de ajuda", não se deve "misturar isso com assuntos de imigração" nem "agravar os problemas que o país já tem".

 

"Devemos fazer isso em comunidade, juntando a nossa solidariedade e apelando a todos para ajudar. Não é o momento de criar mais problemas a um problema que já temos", defendeu o candidato, que tem um posicionamento anti-imigração.

André Ventura sustentou que a questão da mão de obra se resolve pagando melhor aos trabalhadores portugueses, com o apoio das Forças Armadas e da "administração pública" e voluntários, e salientou que a ajuda tem de "ser imediata e eficaz", pelo que "tem de haver" capacidade interna.

As pessoas afetadas "não podem estar à espera de outras que vêm do outro lado do mundo, essas pessoas têm que reconstruir os telhados hoje, não é daqui a 10 meses, quando forem regularizadas as pessoas que vêm de fora".

Na quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a abertura de "um canal de entrada" de imigrantes para dar resposta à falta de mão-de-obra para reconstruir as zonas afetadas pela tempestade Kristin.

André Ventura falava aos jornalistas depois de visitar um armazém em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, onde estão a ser angariados e selecionados bens de primeira necessidade. Naquele local, o candidato e comitiva também descarregaram vários sacos com comida, água e produtos de higiene para as populações afetadas do concelho.

Na ocasião, o candidato presidencial foi questionado sobre a notícia do semanário Expresso que refere que as Forças Armadas só entraram em "prontidão imediata" uma semana depois da passagem da tempestade Kristin e aponta que a descoordenação entre militares, Proteção Civil, Governo e autarquias atrasou a resposta.

André Ventura considerou que "todos os serviços falharam", nomeadamente militares, Proteção Civil e Governo, e que o Presidente da República, enquanto Chefe Supremo das Forças Armadas, deve reconhecê-lo.

"Gritante é como nós não aprendemos tragédia após tragédia a uma operacionalização da Proteção Civil, dos milhões que gastamos em serviços do Estado de prevenção e que mais uma vez falharam redondamente", criticou, apontando "uma falta de prevenção brutal que não foi assumida, e depois na falta de capacidade de ajuda às pessoas de forma imediata".

Sobre as declarações do primeiro-ministro no final do Conselho de Ministros de quinta-feira, o candidato a Presidente da República disse ter "várias [críticas] a fazer, mas não é o momento para isso", mas sim para ajudar as populações afetadas.

"Acho que foi insultuoso para as pessoas aquilo que fizeram, conseguiram, ou tentaram, emendar a mão, mas é quando os governos falham a ajudar as pessoas, depois de falharem a prevenção, que nós vemos o melhor das pessoas", defendeu.

[Notícia atualizada às 20h10]

Temporal: Marcelo pede

Temporal: Marcelo pede "canal de entrada" de imigrantes para reconstrução

O Presidente da República defendeu hoje a abertura de "um canal de entrada" de imigrantes para dar resposta à falta de mão-de-obra para reconstruir as zonas afetadas pela tempestade Kristin, que atingiu Portugal há uma semana.

Lusa | 18:38 - 04/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2934735/imigrantes-para-reconstrucao-nao-e-o-momento-de-criar-mais-problemas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes