Imigrantes iemenitas nos Estados Unidos em risco de deportação
- 13/02/2026
Segundo comunicado do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês), o Estatuto de Proteção Temporária (TPS) para os cidadãos iemenitas vai expirar dentro de aproximadamente dois meses.
Segundo os dados compilados pelo American Immigration Forum, estavam inscritos no programa TPS em janeiro deste ano cerca de 1.400 iemenitas residentes nos Estados Unidos.
A secretária do DHS, Kristi Noem, explicou que Washington decidiu terminar o programa depois de "rever as condições no país e consultar as agências relevantes".
"O Iémen já não cumpre os requisitos legais para ser designado ao abrigo do TPS", disse Noem em comunicado.
"Permitir que os beneficiários do TPS do Iémen permaneçam temporariamente nos Estados Unidos é contrário ao nosso interesse nacional", acrescentou.
A ONU descreve a situação no Iémen como uma das "piores crises humanitárias" do mundo, com 4,5 milhões de deslocados devido a uma prolongada guerra civil e mais de 18,2 milhões de pessoas a dependentes de ajuda humanitária no país.
Desde que a violência eclodiu no país do Médio Oriente, em março de 2015, a economia do Iémen encolheu para metade e mais de 80% da sua população vive agora abaixo do limiar da pobreza, segundo dados da ONU.
O presidente Donald Trump já ordenou, desde que iniciou o seu segundo mandato em janeiro de 2025, o encerramento de uma dezena de programas TPS, embora em vários casos os tribunais tenham suspendido ou adiado a implementação da decisão.
Leia Também: Starmer apela à Europa que reduza "excessiva dependência" militar dos EUA













