Imigrante ilegal detido em Peniche por "motim e injúrias" a polícias
- 30/12/2025
Um homem de 25 anos foi detido, em Peniche, para expulsão imediata do território nacional após "motim e injúrias a polícias", revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP), esta terça-feira, 30 de dezembro, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com esta força de segurança, o suspeito, de nacionalidade estrangeira, já era conhecido das autoridades. Há dois anos que tinha "ocupações temporárias" em fábricas mas, atualmente, não tem qualquer "atividade profissional conhecida".
O homem encontrava ilegalmente em Portugal e que já tinha, inclusive, sido formalmente notificado para abandonar de forma voluntária o país, o que não cumpriu. Além disso, segundo a PSP, "existia um pedido de controlo especifico emitido pelas autoridades espanholas" contra o mesmo.
Contam ainda as autoridades que durante a detenção o homem injuriou os polícias de serviço e, após ser presente a autoridade judiciária, que decretou a sua condução ao posto de fronteira, sob custódia da PSP, e o afastamento do território nacional no mais curto espaço de tempo possível, ainda se tornou mais violento.
Ao tomar conhecimento da decisão judicial, o homem adotou uma "postura hostil", danificou e inutilizou o passaporte. Teve uma "atitude errática e provocatória para com os polícias" e protagonizou, enquanto aguardava o transporte para o posto de fronteira na sala de detenção, "diversos episódios de desordem e destruição", incluindo danos na porta da cela, assim como "obstrução da canalização através de papel higiénico" e destruição de outros materiais.
Face ao comportamento de "extrema instabilidade e descontrolo", como descreveu a PSP na nota enviada ao Notícias ao Minuto, o homem foi transferido para uma cela de alta segurança de um "Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária", onde aguarda agora a conclusão dos trâmites administrativos e logísticos do processo de expulsão.
Leia Também: Português baleado estava ilegal nos EUA há 16 anos. Mas o que aconteceu?













