IMI de barragens: Fisco exigiu 62 milhões, concessionárias só pagaram 3%

  • 21/01/2026

 

 

A diretora da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Helena Borges, falava no parlamento na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública de Orçamento (COFAP), onde fez um ponto de situação sobre a liquidação de impostos relativos às barragens.

Helena Borges referiu que a AT fez ou está em processo de avaliação de 400 aproveitamentos hidroelétricos (barragens) e dos que já foram avaliados e inscritos, foram liquidados -- exigida a cobrança às empresas -- cerca de 62 milhões de euros relativos aos anos fiscais de 2019 a 2025.

"Desses 62 milhões de euros, estão pagos dois milhões de euros, o que significa aproximadamente 3% da receita liquidada", disse, esclarecendo que "a parte restante está a ser objeto de discussão em tribunal" e "não se traduziu ainda em cobranças, não obstante esse extenso trabalho que se desenvolveu na Autoridade Tributária ao longo destes anos".

Em resposta a críticas do Chega, Helena Borges disse que "a AT nunca se comportou à margem das orientações que tem da sua tutela" e reforçou que as obrigações do fisco "são cumprir a lei" e as orientações da tutela (dos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais).

Os primeiros minutos da audição ficaram marcados por críticas do Chega à atuação de Helena Borges relativamente à forma como nos últimos anos o fisco agiu relativamente à cobrança do IMI das barragens. O deputado Eduardo Teixeira perguntou a Borges se sente condições para continuar a ser diretora da AT, afirmando que o Chega "pensa que não tem".

A dirigente máxima do fisco afirmou que o deputado disse um "conjunto alargado de inverdades" sobre o trabalho do fisco e factos que "não têm aderência à realidade", e disse que não estava no parlamento para ser julgada, mas sim para prestar esclarecimentos.

Em relação às condições para liderar o fisco, respondeu que "essa decisão é dos ministros das Finanças", afirmou que o seu lugar esteve e está sempre à disposição e destacou que "a AT tem alcançado todos os seus objetivos".

[Notícia atualizada às 13h54]

 

Leia Também: Guiné-Bissau vai a eleições gerais em dezembro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2923457/imi-de-barragens-fisco-exigiu-62-milhoes-concessionarias-so-pagaram-3#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes