Imagens falsas geram polémica sobre cumprimento a Ventura

  • 04/02/2026

As redes sociais inflamaram-se com elogios e críticas a uma bombeira de Braga que teria rejeitado cumprimentar o candidato presidencial André Ventura, mas o aperto de mão aconteceu mesmo apesar de circularem várias fotos falsas desse momento.

 

Alegação: bombeira recusou apertar a mão a André Ventura

Na segunda-feira, 02 de fevereiro, dezenas de contas em várias redes sociais partilharam uma fotografia, aparentemente publicada no jornal Público, onde se via André Ventura de mão estendida em frente a uma bombeira que mantinha as mãos atrás das costas (https://archive.ph/OuOHp).

Para várias contas, a foto mostrava que "há imagens que não precisam de legenda" (https://archive.ph/N0Rcp e https://archive.ph/aHRLE) ou um exemplo de resistência ao fascismo (https://archive.ph/mVqnt e https://archive.ph/GUeRn), um gesto alvo de vários elogios (https://archive.ph/p3kb5, https://archive.ph/aiqmL, https://archive.is/bjpNO, https://archive.ph/67aIS e https://archive.ph/Zevqy), mas também de criticas (https://archive.ph/IGo25).

Já na noite de segunda-feira começou a circular uma versão recortada da foto do Público que, afinal, parecia mostrar a bombeira a cumprimentar André Ventura (https://archive.ph/WQNSF).

Mas rapidamente surgiram alertas de que essa imagem aparentava ter sido manipulada. "Tudo está igualzinho menos a mão dela e dele, o que a meu ver sugere a possibilidade de ser uma modificação da foto original através de inteligência artificial" (IA), lê-se na legenda de um vídeo que compara as duas fotos (https://archive.ph/Ei8of - requer 'login' no Facebook).

Ao longo do dia seguinte surgiram pelo menos mais quatro versões do alegado aperto de mão, incluindo com o acrescento um beijo (https://archive.ph/hDfF2), geralmente acompanhadas de acusações aos "esquerdalhas sempre a distorcer a realidade" (https://archive.ph/Hht1Q) e a "mentir" (https://archive.ph/wXcXL, https://archive.ph/aG3IE, https://archive.is/n5ZJm e https://archive.ph/8W31x9).

Algumas dessas versões serviram também para criticar o jornalismo (https://archive.ph/qgZrI, https://archive.ph/Kzk2Y, https://archive.ph/mE4Es e https://archive.ph/zoMZH) e o Público (https://archive.ph/v5C0C), acusado de "manipulação intencional" (https://archive.ph/wN81I).

Factos: a bombeira cumprimentou Ventura, mas circulam várias fotos falsas do aperto de mão

A consulta da edição impressa de segunda-feira do jornal Público permite verificar que a imagem na origem da polémica foi captada pelo fotojornalista Manuel Roberto e publicada na página 12, com a legenda: "André Ventura esteve com os bombeiros de Vila Verde, mas nem todos o receberam com um sorriso." Já a edição 'online' foi ilustrada com outra fotografia: https://archive.ph/je5ny.

No entanto, a geolocalização dessa e de outras imagens daquela iniciativa da campanha para as presidenciais permite constatar que se trata de uma foto tirada no novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga e não no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, outra corporação do distrito situada a cerca de 15 km: https://maps.app.goo.gl/v89F1CsgGZhYJAYj6.

Para o ex-jornalista e consultor de comunicação João Morgado Fernandes, "com a publicação daquela fotografia, o Público jogou claramente na ambiguidade", uma "opção editorial discutível" acrescida do facto de "o jornal se [ter] mantido alheio à avalanche de publicações nas redes sociais e não [ter] sentido a obrigação de esclarecer o contexto da foto que publicou."

No entanto, nota, "em lado algum, da legenda ou do texto, o jornal afirma que a bombeira se recusou a cumprimentar Ventura", mas isso não impediu que, nas redes, se tenha instalado "uma guerra de barricadas: de um lado, os elogios à bombeira; do outro, a defesa de que houve, de facto, cumprimento. Tudo isto com imagens 'fake' a rodos, inclusive com recurso à IA." (https://archive.ph/V79as)

De facto, é possível verificar que a foto do Público foi manipulada por ferramentas de IA para recriar o cumprimento, como se pode constatar através destas sobreposições que permitem perceber que há vários elementos que permanecem inalterados entre o original e a manipulação, como a cabeça e o tronco de Ventura ou do bombeiro em segundo plano, e outros que foram eliminados, como alguns bombeiros e jornalistas em fundo: https://www.diffchecker.com/image-compare/bxwQPDHW/, https://www.diffchecker.com/image-compare/3l834oW0/ e https://www.diffchecker.com/image-compare/SgBA21ea/ (requer escolher função de autoalinhamento e depois usar botão <> para deslizar entre as imagens).

Prova-o também a análise dos arquivos da RTP, cujas imagens em vídeo permitem perceber que o rápido aperto de mão aconteceu de facto, com Ventura a cumprimentar a bombeira com as duas mãos, e que o bombeiro no centro da imagem nunca virou a cabeça para a esquerda ao contrário do que mostram algumas das manipulações: https://archive.ph/HCDVb (aos 11:35)

A Lusa Verifica também verificou que o aperto de mão foi igualmente registado por outros fotojornalistas, nomeadamente Tiago Petinga, da Lusa, e Diogo Ventura, do Observador, como também apontam as verificações de factos do ContraProva (https://archive.is/TC89C) e do Observador (https://archive.ph/rYKuB).

Em resposta à Lusa Verifica, o diretor do Público, David Pontes, preferiu não comentar a polémica.

Avaliação Lusa Verifica: Falso, mas...

As redes sociais inflamaram-se após a publicação de uma foto e uma legenda potencialmente ambíguas no jornal Público, sobre a visita de André Ventura aos Bombeiros Voluntários de Braga, com muitos a interpretarem que uma bombeira recusou cumprimentar aquele candidato presidencial.

Mas o aperto de mão aconteceu mesmo, como mostram outras fotos e vídeos daquela iniciativa da campanha para as eleições presidenciais, apesar de circularem várias fotos falsas desse momento, criadas por IA a partir da fotografia original do Público que mostra o momento exatamente anterior ao cumprimento.

Leia Também: Ligações do Chega a grupo neonazi invocadas em tribunal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932597/imagens-falsas-geram-polemica-sobre-cumprimento-a-ventura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes