IL receia que se UE entregar armas a Moçambique sejam usadas contra o povo

  • 08/11/2025

Na última ida de Paulo Rangel ao Parlamento, na passada quarta-feira, o ministro afirmou que a ajuda letal a Moçambique está a ser discutida ao nível da União Europeia (UE), numa resposta ao deputado Rodrigo Saraiva, da IL.

 

"Até mesmo a questão letal está também a ser discutida e não está excluída esta hipótese", disse o chefe da diplomacia portuguesa.

Esta questão ainda não obteve consenso entre os Estados-membros, conforme reconheceu recentemente o embaixador da UE em Moçambique.

Em declarações à Lusa, o deputado Rodrigo Saraiva defendeu a continuidade do financiamento da UE, sobretudo em termos de capacitação das Forças Armadas moçambicanas para o combate ao extremismo em Cabo Delgado.

Em relação à possibilidade de entrega de armamento letal às Forças Armadas de Moçambique, há muito pedida pelo regime moçambicano, o deputado liberal levanta várias reservas e aponta alguns riscos.

Isto porque, apesar destes batalhões serem financiados para o combate à insurgência extremista em Cabo Delgado, "já foram vistos a operar fora de Cabo Delgado, em outras zonas do território moçambicano, nomeadamente em Maputo, em ações de repressão do povo moçambicano, que se manifestava pacificamente".

"Esta é a principal preocupação pela qual há enormes riscos em dar armamento letal às Forças Armadas moçambicanas, que supostamente seria para atuar em Cabo Delgado e já demonstraram num passado recente que estão a atuar fora de Cabo Delgado", reafirmou.

E acrescentou: "Também há riscos naturais de qualquer equipamento que está a ser utilizado pelas Forças Armadas em Moçambique poder ser alvo de desvio ou de assalto e ir parar às mãos erradas, a mãos ainda mais erradas do que estas".

"Achamos um erro que a União Europeia se disponibilize para entregar armamento letal às Forças Armadas de Moçambique", disse Rodrigo Saraiva, revelando que, além de continuar a questionar o Governo português sobre esta matéria, o partido planeia levar a questão ao Parlamento Europeu, através dos eurodeputados da IL.

A IL pretende, desta forma, "garantir que a União Europeia mantém a sua posição que tem até hoje de não fornecer o armamento letal às Forças Armadas em Moçambique", disse.

No passado dia 23 de outubro, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre a renovação da Parceria UE-África, na qual se congratula com "o contributo da missão de assistência militar da UE em Moçambique para o restabelecimento da segurança em Cabo Delgado, realçando simultaneamente a necessidade de integrar os direitos humanos, a resiliência das comunidades e os princípios da boa governação, a fim de assegurar uma estabilidade duradoura e a confiança local".

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques extremistas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito de Mocímboa da Praia.

O Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED) contabiliza 6.257 mortos ao fim de oito anos de ataques em Cabo Delgado, alertando para a instabilidade atual.

Quase 93 mil pessoas fugiram de Cabo Delgado e Nampula desde finais de setembro devido ao recrudescimento dos ataques no norte de Moçambique, duplicando o número de deslocados em poucos dias, segundo anteriores dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Leia Também: IL: "Não faremos entendimento com partido que quer destruir a democracia"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2885006/il-receia-que-se-ue-entregar-armas-a-mocambique-sejam-usadas-contra-o-povo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes