IGAI instaura três inquéritos a casos de tortura na PSP em Lisboa

  • 16/01/2026

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) instaurou três processos disciplinares, que se encontram em fase de instrução e sujeitos a segredo, quanto às acusações de tortura e violação levadas a cabo por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) na esquadra do Rato, em Lisboa. Foi também aberto "um processo de inquérito autónomo para apuramento dos factos relacionados com a atuação de outros elementos da PSP no âmbito do reportado nos referidos processos disciplinares".

 

O Ministério da Administração Interna (MAI) assegurou ao Notícias ao Minuto estar a acompanhar "com atenção o caso em curso envolvendo dois agentes da PSP, já formalmente acusados pelo Ministério Público (MP) de crimes graves e sujeitos à medida de coação de prisão preventiva", tendo salientado lamentar "profundamente estes comportamentos, bem como todas as ações que atentem contra os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, pilares fundamentais do Estado de Direito democrático".

"Estes comportamentos não representam a generalidade dos profissionais da PSP, que todos os dias exercem as suas funções com dedicação, profissionalismo, sentido de missão e respeito pela lei", frisou o organismo tutelado por Maria Lúcia Amaral.

O ministério deu ainda conta de que, "paralelamente ao processo judicial em curso, correm termos na IGAI três processos disciplinares, em fase de instrução e sujeitos a segredo", assim como "um processo de inquérito autónomo para apuramento dos factos relacionados com a atuação de outros elementos da PSP no âmbito do reportado nos referidos processos disciplinares".

Recorde-se que dois agentes de 21 e 24 anos foram detidos a 10 de julho do ano passado, na sequência de buscas domiciliárias e nas esquadras do Bairro Alto e do Rato, em Lisboa, por serem suspeitos de terem agredido pessoas detidas com "socos e chapadas e coronhadas na cabeça, tendo inclusivamente filmado e fotografado algumas dessas situações e as respetivas vítimas".

De acordo com o MP, os polícias tinham como alvo toxicodependentes, assim como pessoas que cometeram pequenos delitos, muitos com nacionalidade estrangeira e em situação ilegal ou em condição de sem-abrigo. Um dos casos prende-se com a agressão e sodomização de um cidadão marroquino que, depois, terá sido transportado num carro patrulha e abandonado na rua.

"O uso do bastão para sodomizar é relatado noutra situação, onde também foi utilizado o cabo de uma vassoura. Tudo filmado e muitas vezes partilhado em grupos de WhatsApp com dezenas de outros polícias", lê-se na acusação.

O MP frisou ainda que os dois agentes demonstraram ter um padrão de atuação particularmente preocupante, já que os crimes foram praticados num curto espaço de tempo e em início de carreira, o que evidencia "uma postura comportamental reiterada, fria e deliberada, marcada por ausência de empatia e instrumentalização consciente da postura de autoridade".

Além dos dois polícias, sob os quais pendem um total de 36 crimes, o processo menciona um terceiro arguido, que não foi acusado. Também há coautores identificados que, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

[Notícia atualizada às 09h09]

Agentes da PSP acusados de tortura e violação. Filmavam e partilhavam

Agentes da PSP acusados de tortura e violação. Filmavam e partilhavam

Os dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que exerciam funções na esquadra do Rato, em Lisboa, e que se encontram em prisão preventiva foram acusados de tortura e violação, visando sobretudo toxicodependentes, sem-abrigo e estrangeiros.

Lusa | 08:03 - 15/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2920453/igai-instaura-tres-inqueritos-a-casos-de-tortura-na-psp-em-lisboa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes