Idoso detido por abusar de jovem com deficiência. Era amigo do avô
- 23/01/2026
Um homem de 70 anos foi detido, na quinta-feira, por ser suspeito de ter abusado sexualmente de um jovem com deficiência intelectual, atualmente com 19 anos, em Oeiras.
Os crimes deram-se entre setembro de 2023 e janeiro de 2025, num estabelecimento comercial em Oeiras, onde o suspeito trabalhava, de acordo com um comunicado da Polícia Judiciária (PJ) endereçado esta sexta-feira às redações.
A mesma nota deu conta de que a família da vítima frequentava o local pela proximidade da sua residência, ao mesmo tempo que realçou que o agressor era amigo do avô do jovem, que conhecia desde criança.
“Aproveitando-se da particular vulnerabilidade, em função da idade e da perturbação de desenvolvimento intelectual que a vítima apresenta, o suspeito consumou os crimes quando o jovem se dirigia ao estabelecimento”, detalhou a PJ.
A força de segurança, que acrescentou que a vítima foi “diagnosticada com atraso global do desenvolvimento, que lhe confere incapacidade intelectual na ordem dos 60%”, apontou também que, a pedido do abusador, o jovem manteve-se em silêncio durante mais de dois anos. Contudo, uma vez que não suportava “mais as investidas do agressor”, confidenciou os crimes de que era alvo à mãe, que os reportou junto da PJ.
“A Secção de Investigação de Crimes Sexuais da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo (DLVT) desenvolveu, de imediato, as diligências investigatórias urgentes e especialmente adequadas a vítimas especialmente vulneráveis, recolhendo fortes elementos de prova quanto aos factos ocorridos”, lê-se.
O homem será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.
Leia Também: Funcionário de lar burla utente octogenária em mais de 100 mil € em Braga













