Idoso com Alzheimer "fugiu" de urgência. IGAS não encontrou "ilicitude"

  • 28/12/2025

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) não encontrou "indícios de infração disciplinar ou de qualquer ilicitude imputável aos profissionais" do Hospital de Vila Franca de Xira, unidade de saúde da qual um idoso com Alzheimer "fugiu", no passado dia 8 de abril.

 

"Da análise efetuada pela IGAS ao relatório do processo de inquérito realizado pela Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E.P.E. para apuramento dos factos relacionados com esta ocorrência, concluiu-se que o mesmo foi devidamente instruído, com recolha de evidências documentais e com produção de prova testemunhal", lê-se numa nota publicada no dia 23 de dezembro.

O organismo concluiu, assim, haver uma "manifesta inexistência de indícios de infração disciplinar ou de qualquer ilicitude imputável aos profissionais inquiridos", além de não se vislumbrar "qualquer responsabilidade à Unidade Local de Saúde".

Ainda assim, a IGAS apontou que "foram identificadas um conjunto de oportunidades de melhoria em todo o circuito inerente a atribuição e gestão de pulseiras anti-fuga, acolhidas pelo Conselho de Administração, na sua deliberação de 7 de novembro de 2025". Nessa linha, procedeu-se também "à identificação dos profissionais responsáveis pela sua implementação".

"A implementação das medidas de segurança e das oportunidades de melhoria de todo o circuito inerente à atribuição e gestão de pulseiras anti-fuga, bem como o seu estrito cumprimento pelos profissionais de saúde, afiguram-se suscetíveis de acautelar situações de abandono de utentes do Serviço de Urgência que apresentem alterações cognitivas", considerou aquele órgão.

Recorde-se que o processo foi instaurado a 18 de junho, depois de o homem de 74 anos ter desaparecido do Serviço de Observação (SO) da Urgência Geral do Hospital de Vila Franca de Xira. O doente, que "fez uma série de quilómetros sozinho" e "andou cinco horas", foi encontrado em Arruda dos Vinhos, por populares.

Na altura, a administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, que gere o Hospital de Vila Franca de Xira, lamentou o incidente e disse ter instaurando um inquérito para apurar o que aconteceu. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) também terá aberto um processo de avaliação.

Doente que desapareceu de Hospital de Vila Franca de Xira

Doente que desapareceu de Hospital de Vila Franca de Xira "andou 5 horas"

Família anunciou que o pai tinha sido encontrado e agradeceu a todos os que partilharam o alerta do desaparecimento.

Andrea Pinto | 15:04 - 09/04/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2910662/idoso-com-alzheimer-fugiu-de-urgencia-igas-nao-encontrou-ilicitude#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes