Identificadas três vítimas mortais do tiroteio em festa infantil nos EUA
- 03/12/2025
Já foram identificadas três das quatro vítimas mortais que morreram após um tiroteio numa festa de anos, na noite de sábado, dia 30 de novembro, em São Francisco, na California.
Maya Lupin, de oito anos, morreu após ser baleada durante a festa infantil. A menina foi descrita como "a luz da vida de todos".
A irmã mais velha da criança disse, durante uma homenagem, que Maya, que frequentava o 3.º ano de escolaridade, era "a criança de oito anos mais extrovertida que alguém podia conhecer".
Já a mãe da menina de oito anos escreveu, numa página do GoFundMe, que "Maya era a luz na vida de todos, a alma mais doce".
"Ela merecia uma infância repleto de risos, dias de escolas, karaté, tempo em família e sonhos... não isto. Iríamos comemorar o seu 9.º aniversário daqui a duas semanas, no dia 13 de dezembro. Estamos devastados, com o coração partido e a tentar lidar com o impossível", continuou.
A irmã de Maya referiu ainda que a menina se "destacava" na escola e nas suas atividades extracurriculares, sendo que adorava dançar, cantar e desenhar. Maya também praticava karaté - era já cinturão roxo - e adorava ser ativa.
A família começou agora uma campanha de angariação de fundos para pagar as cerimónias fúnebres de Maya, uma vez que, neste momento, estão a "enfrentar dificuldades financeiras inesperadas".
Até ao momento, já foram arrecadados mais de 60 mil dólares num período de 16 horas.
© Site/ GoFundMe
Amari Peterson, de 14 anos, é outra das vítimas mortais
Amari Peterson, um rapaz de 14 anos, foi outra das vítimas mortais do ataque que ocorreu durante o fim-de-semana.
A tia do menino, Aresha Mosley, que também criou uma página no GoFundMe, disse que Amari era "uma alma jovem, brilhante, amada e promissora, cuja vida foi interrompida por um ato de violência sem sentido".
"O único erro que o nosso doce menino cometeu foi estar no lugar errado à hora errada. Ele estava simplesmente a ser uma criança numa festa infantil. Nenhum pai deveria ter que enterrar um filho. Nenhuma família deveria ter que passar de planear uma festa de aniversário para planear funerais", acrescentou.
Amaria gostava de jogar futebol americano e basquetebol e, apesar de ter apenas 14 anos, estava já a fazer planos para a faculdade.
© Site/ GoFundMe
Quem era a vítima mortal de 21 anos?
Sabe-se também que Susano Archeleta, de 21 anos, é a terceira vítima mortal, que foi baleado na zona do pescoço.
O irmão de Susano revelou ainda que a sua filha de nove anos também foi baleada na cabeça, mas sobreviveu.
As vítimas mortais estava na festa de aniversário de uma bebé que completava dois anos. A mãe, Patrice Williams, disse estar "chocada e perdida" devido ao tiroteio que aconteceu quando os convidados se preparavam para cortar o bolo de anos.
"Pensei que fossem os meus balões a estourar, mas eram tiros", contou.
De notar que a aniversariante saiu ilesa do ataques, mas Williams adiantou que a sua irmã, uma prima e três amigas também foram atingidas a tiro.
Patrice Williams afirmou ainda não ter visto quem era o atirador, mas salientam que "merecem estar na cadeira". "Merecem ir para o inferno. Desculpem-me, mas isto não é respeitável. É uma festa infantil".
O que aconteceu?
No sábado, dia 30 de novembro, pelo menos quatro pessoas morreram depois de terem sido baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia. Houve ainda várias pessoas feridas.
"Podemos confirmar que, até ao momento, cerca de 14 pessoas foram atingidas por tiros de armas de fogo e que quatro vítimas morreram", dizia um comunicado do gabinete do xerife do condado de San Joaquin, onde se situa Stockton.














