IAPMEI paga 50% dos incentivos das agendas mobilizadoras

  • 02/12/2025

Em 02 de outubro, o IAPMEI tinha anunciado esta antecipação, que terá um impacto de 75 milhões de euros.

 

"As ordens de pagamento já estão todas formuladas [...]. Esta medida surge de uma experiência de três anos de gestão das agendas mobilizadoras e de uma reprogramação, que fez aumentar a ambição de um conjunto significativo de agendas", afirmou o presidente do IAPMEI, José Pulido Valente, em declarações à Lusa.

Apesar de ressalvar que o prazo é curto, Pulido Valente precisou que em causa estão mais cerca de 200 produtos, processos ou serviços.

Assim, o IAPMEI quis responder à ambição das empresas e avançou com a antecipação de 50% das despesas, após a sua apresentação.

Antes, o pagamento só era efetuado após a total validação, que tem um prazo estimado de 30 duas úteis.

Esta medida vai permitir "andar mais depressa" e atingir ou mesmo ultrapassar os objetivos traçados, sublinhou.

Para o presidente do IAPMEI, o que está em causa é, sobretudo, "um ato de justiça e a confirmação da confiança e ambição que este instrumento tem merecido por parte das empresas".

O impacto estimado é de 75 milhões de euros, ou seja, metade do valor histórico de despesa apresentado "a cada dois ou três meses".

Contudo, este valor ainda pode aumentar, uma vez que, à medida que os projetos vão evoluindo, a despesa também vai crescendo.

"Com uma tesouraria mais aliviada, [as empresas] vão poder fazer as suas encomendas mais rapidamente e acelerar a execução dos projetos", ilustrou José Pulido Valente, sublinhando que as agendas mobilizadoras são um "modelo virtuoso".

A medida aplica-se aos beneficiários das agendas mobilizadoras e das agendas verdes para a inovação empresarial.

As agendas mobilizadoras, que se inserem no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinam-se a promover a inovação da economia, com a colaboração entre empresas, universidades e instituições de investigação.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2897863/iapmei-paga-50-dos-incentivos-das-agendas-mobilizadoras#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes